Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
20 de Abril 2021

Grupo Quadrante na Tanzânia

AICEP

Tanzânia
Multisetor

O Grupo Quadrante, através da PROCESL e em consórcio, é responsável pelos projetos dos sistemas de Drenagem e Saneamento Urbano da Cidade de Tanga, no Nordeste da Tanzânia. Financiada pelo Banco Mundial, trata-se de uma obra para o horizonte dos próximos 20 anos e que abrange uma área de 500 km2, beneficiando uma população de 400 mil habitantes.

O Grupo Quadrante assume-se como um parceiro do City Council de Tanga para combater as inundações da cidade, com intervenções na remodelação das infraestruturas existentes e implementação de novas soluções para o Sistema de Drenagem. O projeto inclui cerca de 60 km de novos canais e um conjunto de bacias de retenção, potenciando uma melhoria significativa na vida das populações e com um impacto ambiental muito positivo.

Os serviços do consórcio incluem a análise preliminar de infraestruturas existentes; análise hidrológica e climática, incluindo a influência das alterações climáticas; desenvolvimento do plano de drenagem e saneamento; projeto conceptual das novas infraestruturas propostas; análise do impacto técnico e económico das intervenções; estudo institucional e de impacto ambiental e social; e desenvolvimento dos termos de referência do projeto de execução e construção.

O Grupo Quadrante tem uma forte presença internacional, com um extenso portfólio no desenvolvimento de grandes infraestruturas hidráulicas em África, mas também na Europa e na América Latina.

São exemplos os projetos de drenagem de águas pluviais de Dar es Salaam na Tanzânia; o Sistema de redes de abastecimento de Água Potável, Residual e pluvial das novas cidades de Hassi Messaoud e Sidi Abdelah na Argélia; o Plano Estratégico de Saneamento de Mocimboa da Praia e Ilha de Moçambique em Moçambique; as Infraestruturas de Abastecimento e Tratamento de Água do Sumbe e o Plano Geral para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos do Rio Zambeze. Entre os projetos mais recentes realizados em Portugal destacam-se os Projetos de Redes de Água da Cidade de Lisboa e o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Porto e concelhos da área Norte.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório