Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
13 de Setembro 2021

GenSYS na Revista Portugalglobal

AICEP

A GenSYS, empresa portuguesa fundada em 2016, encontra-se em fase de expansão e internacionalização da sua solução, nomeadamente para os mercados europeu e norte americano.

A empresa GenSYS foi criada em 2016, mas o projeto conta com mais de 10 anos de trabalho na área. A GenSYS, tal como existe hoje, surge na sequência do sucesso alcançado dos projetos de investigação em que esteve envolvida no seio da Universidade do Minho, dos quais se destaca o programa IDEIA da Agência Nacional de Inovação (ANI), em 2008, e o projeto Human Machine Interface Excellence (HMIEXCEL), em 2013 - um projeto em parceria com a BOSCH Car Multimedia Portugal, S.A. e a Universidade do Minho. O mérito do trabalho desenvolvido foi reconhecido em 2016 pela atribuição do primeiro prémio do concurso SpinUM.

A cooperação estratégica com o Grupo Pinto Brasil, que se dedica fundamentalmente à produção de máquinas industriais, tem como objetivo potenciar a interligação da solução com diferentes sistemas cyber físicos – possibilitando a construção de verdadeiras "smart factories". Fruto do trabalho desenvolvido, foi criada uma unidade de investigação e desenvolvimento – designada Application Center, que associa mais de 20 equipamentos industriais completamente integrados e controlado pelo GenSYS, e que pode ser visitada por marcação prévia online.

No âmbito da 4ª revolução industrial, a digitalização e controlo do shop floor é inevitável. A GenSYS apresenta um sistema ímpar que integra, controla, sincroniza e automatiza todas as atividades do shop floor (postos de trabalho, equipamentos industriais, sistemas de transporte e/ou armazenamento, equipas de qualidade, manutenção, etc.). Esta solução permite a implementação de técnicas de produção puxada - até agora limitadas a ambientes de produção repetitiva ou produção em massa - em ambientes de grande diversidade de artigos e complexidade do sistema produtivo, com base em kanbans eletrónicos. O grande objetivo do sistema é ajudar as organizações a normalizar a diversidade, gerir a complexidade no shop floor e melhorar os seus indicadores de produtividade.

"Quando o tempo é o nosso bem mais precioso e a qualidade do nosso trabalho se reduz à qualidade do nosso contributo, o software GenSYS permite-nos ter o primeiro do resto dos nossos dias no Shopfloor”, afirma António Brasil, CEO da GenSYS.

O sistema GenSYS é um Smart Manufacturing System que incorpora um conjunto de novos modelos de gestão de informação de artigos, de planeamento, controlo e programação da produção que respondem aos novos requisitos da Indústria 4.0. Atualmente, este sistema disruptivo de gestão da produção pode ser aplicado em qualquer tipo de indústria e é adotado por parceiros industriais de renome mundial, dos quais se destaca a BOSCH Car Multimedia Portugal, S.A.

Leia o artigo na íntegra na Revista PortugalGlobal.

Notícias AICEP

Pavilhão de Portugal pronto para inauguração da Expo 2020 Dubai

AICEP

Pavilhão de Portugal está pronto para a inauguração da Expo 2020 Dubai de dia 1 de outubro.

  • Multimercado

Fileira Casa portuguesa em destaque em revista polaca

AICEP

Campanha Internacional “MADE IN PORTUGAL naturally” na revista HOME Inspirations.

  • Polónia
  • Casa

Joalharia portuguesa apresenta-se na Semana da Moda de Londres

AICEP

Apresentação coletiva de marcas de joias portuguesas na Embaixada de Portugal em Londres.

  • Reino Unido
  • Ourivesaria e joalharia

Partilhe esta página

Campo Obrigatório