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23 de Fevereiro 2022

O futuro do e-commerce B2B: O que as PME precisam de saber

AICEP

A pandemia da Covid-19 acelerou o crescimento do e-commerce B2B a nível mundial, marcando uma mudança fundamental no modo de operação de vendas.

No final de 2020, o mercado global do e-commerce B2B foi avaliado em 14,9 biliões de dólares, mais de cinco vezes a dimensão do mercado B2C. 

Como tal, as interações digitais são cada vez mais vitais para as empresas B2B, apresentando oportunidades significativas que as empresas não devem ignorar. De acordo com o inquérito da Euromonitor International de 2021 Voice of the Industry em colaboração com Alibaba.com, 83% dos líderes de B2B acreditam que um modelo de vendas omnicanal (incluindo e-commerce) oferece uma melhor solução para encontrar e angariar novas leads de negócio face à utilização restrita dos métodos tradicionais de prospeção.

Muitos fornecedores de PME enfrentam desafios na construção da sua presença online, incluindo a falta de recursos, orçamento e conhecimentos especializados. Marketplaces de e-commerce B2B como a Alibaba.com oferecem uma solução para colmatar esta lacuna, permitindo às PME a utilização de ferramentas e alcance da plataforma, alavancando a sua presença online.

Percurso do fornecedor B2B

Com um número crescente de compradores a recorrer a canais online, os fornecedores precisam de incorporar efetivamente o e-commerce na sua estratégia de vendas para se manterem competitivos no mercado atual.

Os fornecedores devem considerar se a sua presença online atinge o público pretendido, se tem uma loja bem concebida e user friendly e, se tem acesso a análises que permitam prever com precisão a procura para planear o armazenamento de produtos. As lojas digitais devem ter o SEO otimizado em todas as vertentes para aparecerem no máximo número de pesquisas feitas por compradores relevantes.

Plataformas de e-commerce B2B como Alibaba.com tornam este processo mais fácil para as PME, oferecendo características como montras de loja personalizadas, inteligência empresarial incorporada, SEO e publicidade otimizada, bem como aconselhamento relativo à criação e melhoria de lojas online para atrair novos clientes. Com muitas indústrias a ver a procura impulsionada pelas exportações, os Marketplaces globais são um canal eficiente para chegar a novos compradores em todo o mundo.

O que se segue?

Muitos compradores e vendedores acreditam que o seu sucesso no futuro será sustentado por uma estratégia "híbrida", onde o mundo físico das feiras comerciais e a realização de negócios online se encontram: o percurso de compra B2B revela o desejo de uma "experiência de compra digital, mas de serviço pessoal".

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