Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
17 de Outubro 2022

FRANÇA: UMA RELAÇÃO DINÂMICA E EM FRANCO CRESCIMENTO

AICEP

França

A França é um mercado crucial para a economia portuguesa. Como segundo maior cliente e terceiro maior fornecedor de Portugal, a França é um parceiro-chave para as empresas portuguesas. Em 2021, o valor das exportações portuguesas de bens e serviços ascendeu a mais de 12 mil milhões de euros e as importações a cerca de 6,6 mil milhões de euros.

Dados do primeiro semestre de 2022 mostram que iremos ultrapassar largamente os números de 2021: de janeiro a junho de 2022, as exportações portuguesas para França cresceram quase 25 por cento quando comparadas com o mesmo período do ano passado. Estes números refletem a recuperação das exportações associadas ao turismo, mas não só. Os principais produtos portugueses exportados são equipamentos de transporte (especialmente automóveis e respetivas peças), máquinas e equipamentos (especialmente peças para motores e para acumuladores e transformadores elétricos), produtos da indústria metalúrgica e produtos da indústria têxtil.

As exportações portuguesas para França, que são fortemente diversificadas, revelaram-se muito resilientes mesmo em 2020, quando ambas as economias foram severamente afetadas pela pandemia: as exportações de bens diminuíram apenas 5 por cento enquanto as exportações totais de Portugal caíram mais de 10 por cento.

No que diz respeito ao investimento, a França é tradicionalmente um dos principais investidores estrangeiros em Portugal. De acordo com dados publicados pelo Banco de Portugal, em 2021, a França foi o segundo investidor estrangeiro em Portugal (depois da Espanha). Durante o período 2017-2021, estes fluxos registaram uma evolução média positiva de 36 por cento (1.297 milhões de euros em 2021.

Leia o artigo na íntegra na revista Portugalglobal de outubro.

POR EDUARDO HENRIQUES, DELEGADO DA AICEP EM PARIS

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal

 

Notícias AICEP

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

Exportações são o maior contributo para o crescimento económico

AICEP

Exportações portuguesas, de janeiro a setembro de 2022, representaram 49,9 por cento do PIB.

Espanha premeia transformação digital industrial

AICEP

Advanced Factories, evento espanhol de tecnologia industrial, vai premiar empresas inovadoras.

  • Espanha
  • Multisetor

Partilhe esta página

Campo Obrigatório