Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
11 de Outubro 2022

Exportar Online: Internacionalizar via E-commerce

AICEP

A 3ª Conferência Exportar Online, organizada pela AICEP, teve lugar no Teatro Jordão, em Guimarães, no dia 21 de setembro. Este evento contou com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais, das áreas de e-commerce e marketing, que partilharam as suas experiências e conselhos práticos sobre o uso do comércio eletrónico, mas também de outros aspetos do ecossistema digital, para crescer internacionalmente.

Entre os vários temas abordados, falou--se da importância de fatores logísticos sustentáveis para a internacionalização online, o marketing de influencers como ferramenta valiosa para alcançar, envolver e fidelizar o público-alvo e o uso da tecnologia como impulsionador de novos negócios.

Através desta partilha de conhecimentos a conferência teve como objetivo nutrir o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AICEP no âmbito da formação, capacitação e internacionalização da economia portuguesa via e-commerce, procurando auxiliar as empresas a adquirirem os contactos e conhecimentos necessários para otimizar as suas estratégias de e-commerce, aumentando o impacto em termos de diversidade e inclusão na medida de apoio à internacionalização das empresas portuguesas via e-commerce.

O mercado mudou e as preocupações ambientais e sociais são claras

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, que fez a sessão de abertura, relembrando que a pandemia tornou óbvia a necessidade do comércio online e veio acelerar a evolução deste modelo de negócio, mostrando-nos que há práticas e cuidados que temos de incorporar, sejam de segurança, logística, relacionamento empresa-cliente (como criação de mecanismos de confiança), modelos de pagamento ou de distribuição.

As empresas têm de não só focar-se no crescimento económico, mas também de ter em atenção as questões da sustentabilidade ambiental e estabilidade social.  “O mundo está a mudar e nós temos de mudar com ele”, referiu Bernardo Ivo Cruz, deixando claro que as empresas que queiram evoluir neste sentido têm de estar presentes nas três agendas: Agenda Verde, Agenda Digital e Agenda Resiliência. É por isso imperativo que as empresas ajustem os seus modelos de negócio. O comércio eletrónico será uma ferramenta fundamental para a internacionalização, mas tem de haver um desenvolvimento sustentável do mesmo.

Leia o artigo na íntegra.

 

Notícias AICEP

Academia AICEP: formar para a internacionalização

AICEP

Conheça os cursos e formações disponíveis na Academia AICEP.

Contributos para uma Política Pública de Marca Portugal

AICEP

Artigo sobre Marca Portugal na edição de novembro da Revista Portugalglobal.

Como vender no AliExpress: o que deve saber

AICEP

Saiba como aderir e quais as principais vantagens de vender no AliExpress.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório