Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
20 de Junho 2023

Exportações ultrapassam os 40 mil milhões de euros

AICEP

As exportações portuguesas de bens e serviços atingiram os 40.056 milhões de euros no período de janeiro a abril de 2023, segundo dados do Banco de Portugal, um aumento de 14,7 por cento face ao mesmo período de 2022.

Espanha manteve-se como o principal destino das exportações com uma quota de 20,5 por cento no total, seguindo-se França (12,6 por cento) e Alemanha (11,1 por cento). O Reino Unido, com uma quota de 8,6 por cento, foi o principal cliente fora da União Europeia e o quarto em termos globais.

As exportações para Espanha foram as que registaram o maior crescimento, de 8,2 por cento (+623 mil milhões de euros), seguindo-se a Alemanha (+614 mil milhões de euros) e França (+586 mil milhões de euros).

Por tipos de bens e serviços, a rubrica de serviços de Viagens e Turismo constituiu a principal exportação com uma quota de 15,2 por cento no total, seguindo-se a rubrica de bens de Máquinas e Aparelhos (9,9 por cento) e Veículos e Outro Materiais de Transporte (9,0 por cento).

Destacam-se os aumentos das exportações dos serviços de Viagens e Turismo (+38,6 por cento), traduzindo-se em 1.695 mil milhões de euros, e a quebra nas exportações de Combustíveis Minerais (-3,9 por cento).

No mesmo período, as importações totalizaram 40.392 mil milhões de euros, apresentando uma variação homóloga de 6,5 por cento.

Notícias AICEP

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

7 vantagens de vender na Amazon

AICEP

Conheça todas as vantagens de vender na Amazon e leve a sua empresa para novos mercados.

Loja virtual ou marketplace? Prós e contras de cada solução

AICEP

Antes de tomar decisões, conheça as vantagens e desvantagens de cada uma das soluções.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório