Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
03 de Novembro 2023
Exportações para a Argélia registam crescimento significativo

AICEP

Argélia

As exportações portuguesas para o mercado argelino mantêm uma dinâmica assinalável. Entre janeiro e agosto de 2023, foi verificado um aumento de 338,9 milhões de euros (154 por cento) face ao mesmo período em 2022. 

A Argélia, conjuntamente com os mercados francês e marroquino, registou um dos mais expressivos aumentos durante este período. Atualmente, ocupa a 21ª posição (9ª posição Extra UE) no ranking global (Mercados-Cliente).

Estima-se que até dezembro do corrente ano possam ser alcançados os 510 milhões de euros no quadro das exportações portuguesas para o mercado argelino.

Com cerca de 46,1 milhões de habitantes e um PIB per capita de 4250 USD (estimativas 2022), a Argélia representa a quarta maior economia africana e a quinquagésima sétima a nível mundial. Apesar das políticas de diversificação industrial, a economia argelina continua fortemente dependente da exportação de hidrocarbonetos (representa cerca de 90 por cento do total), o que a torna muito vulnerável a fatores externos, particularmente aos preços internacionais destas commodities.  

Depois de uma contração de 5.5 por cento em 2020, a atividade económica tem vindo a recuperar gradualmente, apontando as estimativas para um crescimento de 4,8 por cento em 2022, impulsionado sobretudo pelo aumento do preço dos hidrocarbonetos. Para 2023 espera-se um aumento do Produto Interno Bruto da ordem de 3,6 por cento, em linha com o aumento da produção de gás, fruto da maior procura por parte do mercado europeu. Outras áreas de atividade também deverão ter crescimentos assinaláveis, como a agricultura, construção e indústria transformadora.  

Saiba mais sobre o mercado argelino.

Notícias AICEP
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

AICEP

Usar o Chat GPT no e-commerce pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Saiba como.

Incoterms®2020: qual a sua importância na exportação?

AICEP

Os Incoterms®2020 dão segurança jurídica à sua atividade exportadora. Saiba como.

Reputação online: sabe o que dizem os seus clientes?

AICEP

Uma boa reputação online transmite segurança e confiança aos consumidores.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório