Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
20 de Outubro 2023

Exportações alcançam 85 mil milhões de euros de janeiro a agosto

AICEP

As exportações portuguesas de bens e serviços registaram, de janeiro a agosto de 2023, um aumento de 7 por cento face ao mesmo período de 2022, ascendendo aos 85.064 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal. Estes resultados determinaram um excedente de balança comercial de 3.222 milhões de euros, um aumento do saldo de 5.762 milhões de euros.

Espanha destaca-se como o principal destino das exportações com uma quota de 19,8 por cento no total, seguindo-se França (12,8 por cento) e Alemanha (11 por cento). O Reino Unido, com uma quota de 9,2 por cento, foi o principal cliente fora da União Europeia e o quarto em termos globais, seguido dos Estados Unidos da América (7,1 por cento).

As exportações para França foram as que registaram o maior crescimento, de 8,4 por cento, equivalente a 842 milhões de euros, seguindo-se a Alemanha, com um aumento de 801 milhões de euros, e o Reino Unido, com 768 milhões de euros.

As Viagens e Turismo foram a principal exportação, com uma quota de 20,5 por cento no total, seguindo-se as Máquinas e Aparelhos (9,3 por cento) e Veículos e Outro Materiais de Transporte (8,2 por cento). Viagens e Turismo destaca-se ainda por um aumento de 20,9 por cento face ao período homólogo, traduzindo-se em 3.004 milhões de euros.

No mesmo período, as importações totalizaram 81.843 milhões de euros, apresentando uma variação homóloga de -0,3 por cento.

Em agosto de 2023 registou-se uma taxa de variação nominal de 1,1 por cento nas exportações de bens e serviços, tendo havido um reforço do excedente da balança comercial de bens e serviços de 1.560 milhões de euros. Tal representa um aumento do excedente de 1.361 milhões de euros, comparativamente a agosto de 2022, e de 483 milhões de euros face ao mês anterior.

Notícias AICEP

O que é o código pautal e qual a sua importância nas…

AICEP

O código pautal é atribuído às mercadorias e é essencial para procedimentos aduaneiros.

Primeiro satélite desenvolvido em Portugal lançado hoje

AICEP

O MH-1 é o primeiro satélite desenvolvido, construído e operado a partir de Portugal.

  • Aeronáutica

Exportações têm maior contribuição para o crescimento económico

AICEP

Exportações têm maior contribuição para o crescimento económico pelo terceiro ano consecutivo.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório