A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa
AICEP
São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!
AICEP
As exportações do setor do vinho em Portugal atingiram os 930 milhões de euros em 2021, o que representa um crescimento de 8,6 por cento face a 2020, segundo a análise setorial da Informa D&B.
Perto de 40 por cento deste valor corresponde a vinho licoroso, sobretudo vinho do Porto, com um peso de 35% do total. França, Estados Unidos e Reino Unido são os principais mercados externos, cada um deles com uma quota acima dos 10 por cento.
O superavit comercial deste setor aumentou para os 770 milhões de euros, até porque, também em 2021, as importações de vinho desceram para 163 milhões de euros, menos 1,8 por cento que no ano anterior.
O volume da produção de vinho na campanha 2021-2022 ascendeu a 7,3 milhões de hectolitros, mais 14,2 por cento do que na campanha anterior, que registou uma queda de cerca de 2 por cento. As regiões do Douro/Porto e Lisboa são as mais importantes (20 por cento do volume total cada uma delas), à frente do Alentejo (18 por cento), Minho (13 por cento), e Tejo e Beiras, ambas com 10 por cento.
Depois da tendência crescente registada entre 2017 e 2019, o número de empresas em atividade no setor do vinho baixou, situando-se nas 1 373 em 2020 (-1,1 por cento). O emprego no setor também recuou nesse ano, para cerca de 10 800 trabalhadores. No tecido empresarial do setor predominam as empresas de pequena dimensão, mantendo-se o número médio de efetivos por empresa nas 7-8 pessoas desde 2014.
Em relação à distribuição geográfica dos produtores, existe uma clara concentração na zona Norte, onde estão sediadas cerca de 43 por cento do número total de empresas, seguindo-se a zona Centro (31 por cento) e o Alentejo (14 por cento).
AICEP
São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!
AICEP
Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.
AICEP
EFAPEL regista crescimento de 20 por cento no mercado Ibérico e 25 por cento nos restantes.