A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa
AICEP
São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!
AICEP
O objetivo estava no horizonte e apesar do contexto global adverso foi alcançado mais cedo do que se esperava: As exportações portuguesas atingiram, em 2022, os 50 por cento do PIB. Totalizaram 120 mil milhões de euros, um recorde e um crescimento de 33,9 por cento em relação ao ano anterior.
No passado recente uma série de choques sucessivos criou um ambiente internacional de elevada turbulência que afetou a economia mundial e introduziu um novo padrão de normalidade, impulsionado, em alguns casos, por um contexto de fragmentação geopolítica. Entre esses acontecimentos contam–se as tensões comerciais entre os EUA e a China durante 2018–2019, o Brexit, a pandemia causada pela Covid-19, a invasão da Ucrânia pela Rússia e o aumento da inflação com a consequente implementação de políticas monetárias restritivas.
Um ponto comum a estes fatores de desestabilização, e uma característica fundamental das atuais perspetivas económicas do Fundo Monetário Internacional (FMI), é a incerteza económica e política.
Em 2022 a luta global contra a inflação, a guerra da Rússia na Ucrânia e o ressurgimento da Covid-19 na China pesaram sobre a atividade económica mundial, com as projeções do FMI a apontarem para um crescimento mundial do PIB de 3,4 por cento no ano passado, devendo os dois primeiros fatores continuar a ser preponderantes em 2023.
Leia o artigo completo na edição de abril da revista Portugalglobal.
POR JOÃO MANUEL SANTOS, DIREÇÃO DE PRODUTO DA AICEP
Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal.
AICEP
São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!
AICEP
O Governo cabo-verdiano abriu concurso para um estudo de reabilitação do mercado de peixe.
AICEP
A startup portuguesa atua na área da biometria e da gestão de identidade digital.