Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
25 de Agosto 2020

Exportações portuguesas para Cabo Verde com bom desempenho no primeiro semestre de 2020

AICEP

Cabo Verde

Apesar do forte impacto da pandemia COVID-19 na economia cabo verdiana, Portugal continua a afirmar-se como o principal parceiro económico de Cabo Verde, mantendo a tendência de crescimento das exportações de bens que se tem vindo a manter ao longo do corrente ano.

No final do primeiro semestre de 2020, as exportações de bens aumentaram 10 por cento face a período homólogo do ano anterior, totalizando 146 milhões de euros. Ao nível das importações de Portugal a Cabo Verde, verifica-se uma diminuição de -41,5 por cento correspondendo a 4,1 milhões de euros, o que permitiu um aumento do saldo da Balança Comercial de Bens para 141,9 milhões de euros.

O bom desempenho das exportações, permitiu a Cabo Verde ocupar atualmente a 24ª posição enquanto cliente de Portugal, o que representa uma subida de três posições face a 2019 (27ª posição). Em 2019, 2.915 empresas portuguesas exportaram para Cabo Verde, confirmando a tendência de crescimento da nossa base exportadora para este mercado.

Os principais grupos de produtos exportados são os Combustíveis Minerais, os Produtos Agrícolas e Alimentares, os Químicos, e Máquinas e aparelhos. Ao nível das importações de Portugal a Cabo Verde, destacam-se o Vestuário, Calçado, Veículos e outro material de transporte, e os Metais Comuns.

Campo Obrigatório