Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
19 de Julho 2021

Exportações portuguesas de bens mais elevadas

AICEP

Nos primeiros cinco meses de 2021, as exportações portuguesas de bens atingiram os 26 mil milhões de euros, mais 470 milhões do que no período homólogo de 2019.

Este é o valor mais elevado registado nos primeiros cinco meses dos últimos anos. Em março de 2021, foi também atingido o montante mensal mais elevado de sempre: 5,8 mil milhões de euros.

As exportações cresceram tanto para os mercados da União Europeia, como para os Países Terceiros. Espanha, o nosso principal mercado cliente, registou um aumento de 511 milhões de euros relativamente a 2019, seguindo-se França, Gibraltar, Marrocos e Japão. 

Abaixo do valor registado no período homólogo pré-pandémico encontram-se as exportações para Alemanha, Reino Unido, Angola, Canadá e Áustria.

Os produtos mais exportados foram os Veículos e Outro Material de Transporte. Ainda assim, as suas vendas ao exterior situaram-se 494 milhões de euros abaixo do observado em 2019, em contraste com os aumentos das exportações das Máquinas e Aparelhos, dos Metais Comuns, dos Plásticos e Borracha, dos Alimentares, dos Químicos e dos Agrícolas.

Desta forma, é percetível que após a quebra sem precedentes observada em 2020, a recuperação das exportações de bens em 2021 está a ocorrer de forma mais pronunciada quando comparada com a verificada em 2010, após a recessão de 2009.

Entre janeiro e abril de 2021, Portugal foi o 16º principal exportador com um peso de 1,2 por cento na União Europeia 27, subindo uma posição no ranking face a igual período de 2020 e 2019.

Com 21 países a registarem crescimentos positivos das respetivas exportações comparativamente ao período homólogo de 2019, Portugal foi o 15º maior aumento em valor. Em percentagem, o crescimento das exportações portuguesas de bens foi superior aos crescimentos médios da União Europeia 27 e da Zona Euro 19.

Notícias AICEP

Encontros da Diáspora: PNAID 2021

AICEP

De 9 a 11 de dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

  • Portugal

BlueBiz Parque Empresarial mais ligado ao Porto de Setúbal

AICEP

Com mais ligações e interconexões preferenciais com o Porto de Setúbal.

  • Distribuição e logística

“Proveedor Automotriz” Oportunidades B2B

AICEP

AICEP MÉXICO - mais importante encontro de negócios da indústria automóvel do norte do México.

  • México
  • Componentes auto

Partilhe esta página

Campo Obrigatório