Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
23 de Março 2023

Exportações aumentam diminuindo défice da balança comercial

AICEP

As exportações portuguesas de bens e serviços cresceram 21,8 por cento em janeiro de 2023, face ao mesmo período do ano passado, alcançando um valor absoluto de 9.568 milhões de euros. O Reino Unido, principal mercado extracomunitário, foi o país para onde se registou um maior aumento das exportações.

Segundo os dados do Banco de Portugal, os bens e serviços representaram, respetivamente, 65,9 por cento e 34,1 por cento das exportações totais.

A União Europeia representou 65,3 por cento das exportações totais no primeiro mês do ano, sendo que Espanha foi o principal destino com uma quota de 21,1  por cento no total, seguindo-se França (12,6 por cento) e Alemanha (10,7 por cento). Fora da União Europeia, o Reino Unido, com uma quota de 8,8 por cento, foi o principal país cliente e o quarto em termos globais, seguindo-se os EUA (6,2 por cento).

O Reino Unido foi também o mercado para onde se registou o maior aumento nas exportações, mais 239 milhões de euros do que em janeiro de 2022, o que representa um crescimento de 39,9 por cento. Entre os mercados para onde as exportações portuguesas mais cresceram estão também Espanha, com mais 220 milhões de euros (+12,2 por cento), Alemanha, com mais 179 milhões de euros (+21 por cento) e França, com mais 161 milhões de euros (+15,5 por cento).

Por tipos de bens e serviços, a rubrica de bens de Viagens e Turismo constituiu a principal exportação com uma quota de 13,3 por cento do total, seguindo-se a rubrica de bens de Máquinas e Aparelhos (10,2 por cento) e os serviços de Transportes (8,2 por cento).

O primeiro mês do ano fica ainda marcado pela diminuição do défice da balança comercial de bens e serviços, que foi de 97 milhões de euros, menos 561 milhões de euros do que em janeiro de 2022.

Notícias AICEP

Os marketplaces B2B como ferramenta para a internacionalização

AICEP

Saiba como é que os marketplaces B2B podem alavancar a internacionalização da sua empresa.

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

Economia portuguesa impulsionada pelas exportações

AICEP

As exportações presentaram 50,7 por cento do PIB.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório