Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
27 de Maio 2022

Exportações de mobiliário superam níveis pré-pandemia

AICEP

Multisetor

O primeiro trimestre de 2022 confirma a tendência positiva esperada para o cluster do mobiliário e afins e, pela primeira vez, supera os valores pré-pandemia. O intervalo compreendido de janeiro a março significou um volume de exportações avaliado em quase 500 milhões de euros, o que representa um crescimento de 4 por cento face ao mesmo período de 2019.

Em relação ao ano anterior, as vendas ao exterior ilustram um incremento de 6 por cento para o cluster, que integra o mobiliário, a colchoaria, os assentos e outras atividades complementares. Os três primeiros meses do ano vigente evidenciam uma subida constante entre os mesmos, ao serem gerados cerca de 155 milhões em janeiro, um valor 12 por cento acima de 2021, e 160 milhões em fevereiro. Já em março, o mês que mais impulsionou esta subida, o número alcançou os 169 milhões, aproximadamente.

Aliadas à sustentabilidade, inovação e primazia pela qualidade, fatores pelos quais são reconhecidas, as marcas com etiqueta “Made in Portugal” prosseguiram o caminho de internacionalização e aproveitaram a forte presença em diversos certames de elevado prestígio para gerar oportunidades de negócio.

Nove dos dez principais destinos comerciais demonstram um desempenho positivo, quando comparados com o ano anterior. França destaca-se como o principal importador de produtos portugueses, com uma quota de quase 35 por cento. É seguida de Espanha, que permanece como o segundo mercado mais importante para os produtores nacionais. A fechar o top 5 dos destinos mais relevantes encontram-se os Estados Unidos da América, que prosseguem a forte rota de crescimento ao registar uma variação homóloga acima de 30 por cento, a Alemanha (10 por cento) e o Reino Unido (19 por cento).

“Decorridos dois anos marcados por restrições pandémicas, não posso deixar de destacar a retoma da participação nos certames internacionais, decisivos para a promoção global da oferta nacional. A este título, é com grande expetativa que antecipamos a segunda edição do Portugal Home Week, que promete ser um marco incontornável na afirmação global da Fileira”, afirma Joaquim Carneiro, presidente da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias).

O Portugal Home Week realiza-se nos dias 21 e 22 de junho, na Alfândega do Porto. Organizado pela APIMA com o apoio da AICEP, o evento reunirá mais de 60 empresas da Fileira Casa Portuguesa e oradores de renome internacional para demonstrar o melhor da oferta portuguesa e debater o futuro destes setores.

O saldo da balança comercial nos primeiros três meses do ano manteve-se substancialmente positivo, cifrado nos 215 milhões de euros, com uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de 180 por cento. Assim, o cluster do mobiliário e afins constitui um dos mais exportadores da economia nacional, com cerca de 90 por cento da produção a ser destinada aos mercados estrangeiros.

Notícias AICEP

12 empresas portuguesas presentes na Feira Playtime Paris

AICEP

A feira de moda infantil Playtime regressa ao Parc Floral em Paris de 2 a 4 de julho.

  • França
  • Moda

Participação portuguesa na feira de tecidos PRECO em Paris

AICEP

Nova edição da feira de tecidos PRECO realiza-se de 29 de junho a 1 de julho em Paris.

  • França
  • Multisetor

Exportar para os Estados Unidos: o que saber

AICEP

Conheça 7 recomendações para exportar para os Estados Unidos.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório