Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
22 de Abril 2022

Exportações mantêm rota de crescimento

AICEP

As exportações de bens e serviços cresceram 31,7 por cento em janeiro e fevereiro de 2022, face ao período homólogo do ano passado. Espanha, França e Reino Unido foram os mercados que mais contribuíram para este aumento. As principais exportações ocorreram nos Serviços - Viagens e Turismo, logo seguido pelos Bens - Máquinas e Aparelhos e Veículos e Outro Material de Transporte.

Segundo os dados do Banco de Portugal, de janeiro a fevereiro de 2022, as exportações de bens e serviços cifraram-se em 16,152 mil milhões de euros, contra 12,261 mil milhões registados nos dois primeiros meses de 2021. No mesmo período, as importações diminuíram 12,768 mil milhões de euros, apresentando uma variação de 38 por cento.

Numa tendência crescente, só em fevereiro as exportações de bens e serviços cresceram 5,4 por cento face a janeiro de 2022 (variação em cadeia). Neste mês os bens representaram 70,6 por cento das exportações totais e os serviços representaram 29,4 por cento.

Em 2022, Espanha continua a ser o principal destino das nossas exportações com uma quota de 22,7 por cento no total, seguindo-se França (13,6 por cento) e Alemanha (10,6 por cento). Sendo que o maior aumento nas exportações se registou com Espanha, com um crescimento de 24,5 por cento, e França, com um crescimento de 13,6 por cento.

Com uma quota de 8 por cento, o Reino Unido destaca-se como principal destino extracomunitário das exportações nacionais, seguido dos Estados Unidos da América (quota de 5,9 por cento), Angola (quota de 2 por cento) e Brasil (quota de 1,1 por cento), quinto, décimo e 12º clientes, respetivamente.

Por tipos de bens e serviços, a rubrica de serviços de Viagens e turismo constituiu a principal exportação com uma quota de 9,6 por cento do total, seguindo-se a rubrica de bens de Máquinas e Aparelhos (9,5 por cento) e de Veículos e Outro Material de Transporte (8,9 por cento).

Ainda de sublinhar o forte aumento das exportações dos serviços nas rubricas Viagens e Turismo, com um crescimento de 168 por cento, e Transportes (71,7 por cento).

Notícias AICEP

A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa

AICEP

São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!

Sustentabilidade: desafios e impacto no comércio internacional

AICEP

Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.

Exportações da EFAPEL crescem 25 por cento

AICEP

EFAPEL regista crescimento de 20 por cento no mercado Ibérico e 25 por cento nos restantes.

  • Eletrónica

Partilhe esta página

Campo Obrigatório