Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
21 de Julho 2023

Exportações de janeiro a maio atingem 51 mil milhões de euros

AICEP

As exportações portuguesas de bens e serviços registaram um aumento de 12,1 por cento face ao mesmo período de 2022, alcançando os 51.196 milhões de euros no período de janeiro a maio de 2023, segundo dados do Banco de Portugal.

Espanha destaca-se como o principal destino das exportações com uma quota de 20,5 por cento no total, seguindo-se França (12,5 por cento) e Alemanha (11,1 por cento). O Reino Unido, com uma quota de 8,7 por cento, foi o principal cliente fora da União Europeia e o quarto em termos globais, seguido dos Estados Unidos da América (6,8 por cento).

As exportações para Espanha foram as que registaram o maior crescimento, de 7,1 por cento (+699 milhões de euros), seguindo-se a Alemanha (+694 milhões de euros) e França (+685 milhões de euros).

Por tipos de bens e serviços, as Viagens e Turismo foram a principal exportação, com uma quota de 16,2 por cento no total, seguindo-se as Máquinas e Aparelhos (9,8 por cento) e Veículos e Outro Materiais de Transporte (9,0 por cento).

Destacam-se os aumentos das exportações dos serviços de Viagens e Turismo (+33,4 por cento), traduzindo-se em 2.072 milhões de euros.

No mesmo período, as importações totalizaram 51.408 milhões de euros, um aumento de 2.251 milhões de euros, apresentando uma variação homóloga de 4,6 por cento.

Estes resultados determinaram um défice da balança comercial de 212 milhões de euros, correspondente a uma diminuição do défice de 3.261 milhões de euros.

Notícias AICEP

Marketplace horizontal: o que é e quais as vantagens?

AICEP

Um marketplace horizontal tem vantagens e desafios. Mas será o mais adequado para a sua empresa?

França cresce em vários setores

AICEP

O segundo cliente das exportações portuguesas cresce em vários setores.

  • França

Exportações ascendem a 73 milhões de euros até julho

AICEP

As exportações de bens e serviços registaram um aumento de 7,9 por cento.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório