Entrevista a Margarida Couto - presidente do GRACE
AICEP
“A forma como as empresas olham para a sustentabilidade está finalmente a mudar”.
AICEP
As exportações portuguesas do setor da saúde aumentaram 35 por cento em 2022, quando comparado com o ano anterior. O volume de negócios da Fileira da Saúde é de cerca de 34 mil milhões de euros anuais e o valor acrescentado bruto (VAB) ronda os 12 mil milhões, o que demonstra um rápido desenvolvimento do setor sobretudo nas duas últimas décadas.
Nos últimos dez anos as exportações portuguesas do setor da saúde mais do que duplicaram, tendo alcançado os 2.463 milhões de euros no final de 2022, um aumento de 35 por cento face a 2021. O rápido desenvolvimento do setor deve-se a vários fatores, tais como o elevado crescimento das vendas de produtos farmacêuticos. Hoje esta fileira envolve cerca de 105 mil empresas e emprega quase 400 mil trabalhadores.
O crescimento do setor da saúde está fortemente alicerçado nos produtos farmacêuticos de base, cujas vendas aumentaram mais de 25 por cento em 2022, e nas preparações farmacêuticas, que cresceram 48 por cento, para um valor de 1.786 milhões de euros.
Já no primeiro de trimestre de 2023 o setor da saúde mais do que duplicou as suas exportações em comparação com o mesmo período do ano passado, de 479 milhões de euros nos primeiros três meses de 2022 para um total de quase 960 milhões de euros de janeiro a março deste ano.
POR RENATA SILVA GOMES, GESTORA DA FILEIRA SAÚDE NA DIREÇÃO COMERCIAL DA AICEP
Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal de julho/agosto.
AICEP
“A forma como as empresas olham para a sustentabilidade está finalmente a mudar”.
AICEP
Saiba quais os fatores-chave que deve assegurar para criar uma loja online.
AICEP
Conheça os marketplaces mais apetecíveis e as razões pelas quais deve ponderar vender na China.