Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
11 de Setembro 2023

Exportações de bens atingem 46,7 mil milhões

INE/AICEP

As exportações de bens aumentaram 564 milhões de euros entre janeiro e julho, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O défice da balança comercial teve um desagravamento de 945 milhões de euros. Espanha destaca-se como o principal destino dos produtos portugueses. França deu o maior contributo para o crescimento global das exportações neste período. Máquinas e Aparelhos foram os produtos mais vendidos.

Em 2023, as exportações para a União Europeia aumentaram 1,4 por cento, registando uma quota nas exportações totais de 70,8 por cento. Espanha registou uma quota de 25,5 por cento no total, seguindo-se França e Alemanha com 13,5 por cento e 11,0 por cento, respetivamente.

Já para fora da União Europeia, os principais clientes foram os Estados Unidos da América e o Reino Unido, com quotas de 6,2 por cento e 4,7 por cento, respetivamente.

Neste período, França deu o maior contributo para o crescimento global das exportações, com um aumento de 485 milhões de euros (mais 8,5 por cento). Segue-se Marrocos com mais 239 milhões de euros, um crescimento de 60,0 por cento, Argélia com um aumento de 183 milhões de euros (mais 167,2 por cento), Bélgica com 143 milhões (mais 13,1 por cento) e Japão com 126 milhões de euros (82,9 por cento).

Destacam-se os aumentos das Exportações de Máquinas e Aparelhos (16,6 por cento), que são a principal exportação portuguesa, e de Veículos e Outro Material de Transporte (15,4 por cento) e de Alimentares (15,7 por cento).

Neste período, as importações totalizaram 62,2 mil milhões de euros. Salienta-se que, com estes resultados, o défice da balança comercial totalizou 15,5 mil milhões, correspondente a um desagravamento de 945 milhões de euros relativamente a 2022.

Destaca-se ainda que, no período entre janeiro e junho, as exportações portuguesas de Produtos Industriais Transformados representaram 93,6 por cento das exportações totais, um crescimento de 4,2 por cento. Os restantes produtos, 6,4 por cento do total, diminuíram 7,3 por cento.

Por Graus de Intensidade Tecnológica dos produtos industriais transformados, a Alta Tecnologia representou 11,6 por cento do total, a Média-Alta Tecnologia 31,9 por cento, a Média-Baixa tecnologia 24,2 por cento e a Baixa Tecnologia 32,4 por cento.

Notícias AICEP

Rakuten: conheça o maior marketplace do Japão

AICEP

Fique a par das vantagens, dos desafios e de como vender no Rakuten.

Uniformes sustentáveis e inovadores fabricados em Portugal

AICEP

Em 2023 consquistaram um novo cliente na aviação: a Emirates.

  • Vestuário e acessórios

Por que apostar no mercado das Multilaterais?

AICEP

A participação de Portugal nas Multilaterais gera inúmeras oportunidades para as empresas…

Partilhe esta página

Campo Obrigatório