Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
10 de Janeiro 2024

Exportações de bens: 72 mil milhões de euros até novembro

AICEP

Entre janeiro e novembro de 2023, as exportações portuguesas de bens atingiram 71,9 mil milhões de euros. Espanha foi o principal destino das exportações portuguesas, num período em que se destacam os aumentos nas exportações de Máquinas e Aparelhos, Veículos e Outro Material de Transporte e Alimentares.

Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), as exportações de bens diminuíram 1,1 por cento em relação ao mesmo período de 2022 e as importações, que totalizaram 96,8 mil milhões de euros, tiveram uma queda de 3,6 por cento. Estes valores resultaram num défice da balança comercial de 25,0 mil milhões de euros, indicando uma redução de 3,2 mil milhões de euros em comparação com 2022.

A taxa de cobertura das importações pelas exportações foi de 74,2 por cento, um aumento de 2,2 pontos percentuais.

Neste período, Espanha foi o principal destino dos bens portugueses, representando 25,8 por cento, seguido por França (13,2 por cento) e Alemanha (11,0 por cento). Os EUA e o Reino Unido foram os principais clientes fora da União Europeia, com quotas de 6,3 por cento e 4,7 por cento, respetivamente, ocupando a quarta e quinta posição global.

França destacou-se com o maior contributo positivo para o crescimento das exportações (+ 5,5 por cento), seguida por Marrocos (+ 48,2 por cento), Argélia (+75,6 por cento), Japão (+ 56,4 por cento) e China (+22,4 por cento).

Quanto a grupos de produtos, as Máquinas e Aparelhos lideraram com 15,4 por cento do total, seguidas por Veículos e Outro Material de Transporte (13,2 por cento) e Metais Comuns (8,5 por cento). Destacam-se os aumentos nas exportações de Máquinas e Aparelhos (+8,2 por cento), Veículos e Outro Material de Transporte (+ 6,2 por cento) e Alimentares (+ 10,4 por cento).

Notícias AICEP

O que é o código pautal e qual a sua importância nas…

AICEP

O código pautal é atribuído às mercadorias e é essencial para procedimentos aduaneiros.

Primeiro satélite desenvolvido em Portugal lançado hoje

AICEP

O MH-1 é o primeiro satélite desenvolvido, construído e operado a partir de Portugal.

  • Aeronáutica

Exportações têm maior contribuição para o crescimento económico

AICEP

Exportações têm maior contribuição para o crescimento económico pelo terceiro ano consecutivo.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório