Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
20 de Janeiro 2023

EXPORTAÇÕES CRESCEM ACIMA DOS 110 MIL MILHÕES DE EUROS

AICEP

As exportações de bens e serviços portuguesas atingiram os 110.757 milhões de euros, em valores acumulados de janeiro a novembro de 2022. Espanha foi o principal destino e também o mercado que apresentou o maior contributo para o crescimento global das exportações nacionais.

Segundo os dados do Banco de Portugal, as exportações portuguesas cresceram 35,8 por cento face ao mesmo período em 2021, tendo o valor acumulado das exportações alcançado então os 81.567 milhões de euros.

Nos primeiros onze meses do ano, Espanha manteve-se como o principal destino das exportações com uma quota de 20,9 por cento no total, seguindo-se França (12,5 por cento) e Alemanha (10,8 por cento). O Reino Unido, com uma quota de 8,9 por cento, foi o principal país cliente fora da União Europeia e o quarto em termos globais.

O maior aumento nas exportações registou-se com Espanha, registando um crescimento homólogo de 24,5 por cento (+4.541 milhões de euros) seguindo-se o Reino Unido (+3.226 milhões de euros) e a Alemanha (+3.202 milhões de euros).

Por tipos de bens e serviços, a rubrica de serviços de Viagens e Turismo constituiu a principal exportação com uma quota de 17,9 por cento no total, seguindo-se a rubrica de bens de Máquinas e Aparelhos (9,0 por cento) e Veículos e Outro Materiais de Transporte (8,1 por cento).

Destacam-se os aumentos das exportações dos serviços de Viagens e Turismo (+115,9 por cento) e de Transportes (+59,9 por cento).

No mesmo período, as importações totalizaram 114.642 milhões de euros, apresentando uma variação homóloga de 33,2 por cento.

Notícias AICEP

PORTUGAL VOLTA AO MAIOR PALCO DA INDÚSTRIA MUNDIAL

AICEP

Portugal volta à Hannover Messe, um ano depois de ter sido país-parceiro.

  • Alemanha
  • Multisetor

Disponível a edição de fevereiro da Revista Portugalglobal

AICEP

A edição de fevereiro aborda as perspetivas e desafios económicos para 2023.

Concurso para manutenção de estradas na Noruega

AICEP

Noruega anuncia o concurso público para a manutenção de estradas em Møre e Romsdal.

  • Noruega
  • Construção civil

Partilhe esta página

Campo Obrigatório