Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
14 de Junho 2022

Exportações crescem 18 por cento nos primeiros meses 2022

AICEP

As exportações portuguesas de bens, de janeiro a abril, cresceram 18 por cento face ao mesmo período do ano anterior. Espanha foi o principal destino e o maior contributo no crescimento global das exportações, com um aumento de 20,4 por cento. Destaca-se o aumento nas exportações de Combustíveis Minerais, de Metais Comuns e dos produtos Agrícolas.

Segundo os dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, de janeiro a abril de 2022, as exportações de bens ascenderam a 24.451 milhões de euros, o que representa um aumento de 18 por cento face ao mesmo período de 2021. Ao comparar com os primeiros quatro meses de 2020, as exportações e as importações aumentaram 40,5 e 44 por cento, respetivamente.

Só no mês de abril as exportações atingiram 6.246 milhões de euros, o que representou um crescimento de 17,3 por cento face ao período homólogo. Por sua vez, as importações observaram uma variação de 29,2 por cento em termos homólogos, mas registaram um decréscimo de 4,2 por cento em relação ao mês anterior.

Nos primeiros quatro meses do ano, as exportações para a União Europeia aumentaram 20 por cento, com uma quota de 72,8 por cento nas exportações totais. Espanha foi o principal destino das nossas exportações de bens com uma quota de 26,6 por cento no total, seguindo-se França (13,2 por cento) e Alemanha (11,1 por cento).

No mesmo período, as exportações extracomunitárias aumentaram 12, 9 por cento, sendo que os EUA e o Reino Unido, com quotas de 5,8 por cento e 4,3 por cento, respetivamente, foram os principais clientes fora da União Europeia. 

No crescimento global das exportações, Espanha foi o mercado que apresentou maior contributo com um crescimento de 20,4 por cento, seguindo-se a Alemanha (19,1 por cento), França (14,2 por cento) e EUA (37,6 por cento). Espanha foi também o nosso principal fornecedor, seguida da Alemanha e da França.

Por grupos de produtos, as Máquinas e Aparelhos foram o principal grupo de exportação com uma quota de 13,1 por cento do total. Ainda no mês de abril, destacam-se os aumentos das exportações de Combustíveis Minerais (60,4 por cento), de Metais Comuns (33 por cento) e dos produtos Agrícolas (29,4 por cento).

 

A um nível mais fino, por capítulos da Nomenclatura Combinada, a principal Exportação foi de Veículos Automóveis (11,5 por cento do total), seguindo-se os Combustíveis Minerais (8,1 por cento) e as Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (7,7 por cento).

Notícias AICEP

12 empresas portuguesas presentes na Feira Playtime Paris

AICEP

A feira de moda infantil Playtime regressa ao Parc Floral em Paris de 2 a 4 de julho.

  • França
  • Moda

Participação portuguesa na feira de tecidos PRECO em Paris

AICEP

Nova edição da feira de tecidos PRECO realiza-se de 29 de junho a 1 de julho em Paris.

  • França
  • Multisetor

Exportar para os Estados Unidos: o que saber

AICEP

Conheça 7 recomendações para exportar para os Estados Unidos.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório