Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
13 de Julho 2022

Exportações de componentes automóveis registam subida

AICEP

Componentes auto

De acordo com os dados divulgados pela AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, as exportações de componentes automóveis registaram no mês de maio, uma subida de 11,4 por cento, face ao mesmo período de 2021, situando-se nos 808 milhões de euros.

Relativamente à evolução das exportações acumuladas de componentes automóveis, há aqui uma diminuição de 4,7 por cento face ao mesmo período de 2021, que até maio atingiram os 3.884 milhões de euros.

Entretanto, e analisando as exportações de componentes automóveis por país, Espanha mantém-se líder deste top 5 com vendas de 1.094 milhões de euros (-9,4 por cento), seguida pela Alemanha com 844 milhões de euros (+5,1 por cento). Na terceira posição está a França, com 405 milhões de euros (-19,9 por cento), os Estados Unidos da América estão no quarto lugar com 238 milhões de euros (+41,4 por cento) e, finalmente, na quinta posição surge o Reino Unido, com 166 milhões de euros (-18,1 por cento). Este top 5 de países continua a representar 71 por cento das exportações portuguesas de componentes automóveis.

Dos resultados apresentados entre janeiro e maio, destaca-se positivamente os comportamentos das exportações para a Alemanha (segundo país cliente dos componentes fabricados em Portugal), que registaram um aumento de 5,1 por cento, e o facto dos Estados Unidos da América manterem a quarta posição no top dos países clientes das exportações de componentes automóveis.

No que se refere aos pontos negativos, prendem-se com o facto das exportações para Espanha terem registado uma queda de 9,4 por cento face ao acumulado até maio de 2021, assim como as de França, que diminuíram 19,9% e as do Reino Unido que também caíram entre janeiro e maio de 2022.

Para além destas situações, os problemas nas cadeias de abastecimento continuam a afetar toda a indústria automóvel, assim como o conflito entre a Ucrânia e a Rússia que, tudo junto, tem vindo a impedir o caminho da recuperação no setor.

Notícias AICEP

AICEP: 15 anos a fazer Crescer as Exportações

AICEP

A AICEP celebra 15 anos de atividade. Uma década e meia a mexer o ponteiro da economia nacional.

Inovação portuguesa conquista mercado da automação industrial

AICEP

Introsys é uma empresa portuguesa com projetos implementados em 16 países.

Amazon vai abrir loja online para a Bélgica

AICEP

Nova loja cria oportunidade para empresas portuguesas venderem online para o mercado belga.

  • Amazon

Partilhe esta página

Campo Obrigatório