Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
10 de Agosto 2022

Exportações de componentes automóveis mantêm recuperação

AICEP

Componentes auto

Pelo segundo mês consecutivo, e de acordo com os dados divulgados pela AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, as exportações de componentes automóveis continuam a recuperar, com as vendas ao exterior a atingirem, no mês de junho, os 836 milhões de euros, o que significa uma subida de 14,5 por cento face ao mesmo mês de 2021.

No segundo trimestre de 2022 as exportações tiveram um acréscimo 3,1 por cento referente ao período de abril a junho de 2021, passando dos 2.255 milhões de euros no ano passado para os 2.325 milhões de euros.

Ainda assim, apesar dos bons resultados deste segundo trimestre, as exportações de componentes automóveis no primeiro semestre registaram uma queda de 1,8 por cento face ao acumulado até junho de 2021, atingindo os 4.720 milhões de euros.

Analisando as exportações de componentes automóveis por país, Espanha continua no topo deste top 5 com vendas de 1.330 milhões de euros (-5,2 por cento), seguida pela Alemanha com 1.027 milhões de euros (+6,6 por cento). Na terceira posição continua a França, com 484 milhões de euros (-17,2 por cento), os Estados Unidos da América estão no quarto lugar com 283 milhões de euros (+33,8 por cento) e, finalmente, na quinta posição surge o Reino Unido, com 207 milhões de euros (-13,5 por cento). Este top 5 de países continua a representar 71 por cento das exportações portuguesas de componentes automóveis.

Em termos gerais, destaca-se positivamente o comportamento das exportações para a Alemanha, que se mantém como segundo país cliente dos componentes fabricados em Portugal, com um aumento de 6,6 por cento e os EUA, que continuam a posicionar-se como quarto mercado cliente, com as exportações a aumentarem 33,8 por cento quando comparadas com os primeiros seis meses de 2021.

As exportações para Espanha, mantendo a primeira posição como país cliente dos componentes automóveis fabricados em Portugal, registaram uma queda de 5,2 por cento, face ao acumulado até junho de 2021, assim como as exportações para França, que também registaram uma diminuição de 17,2 por cento face aos seis primeiros meses do ano passado. Neste ponto, é também de registar a queda contínua das exportações para o Reino Unido, com uma diminuição de 13,5 por cento.

Consulte mais informação neste documento.

Notícias AICEP

Empresas portuguesas no Big Science Business Forum 2022

AICEP

Nove empresas portuguesas participam no Big Science Business Forum em Granada.

  • Espanha

Maxiglobal apresenta soluções no Data Centre World em Paris

AICEP

Empresa portuguesa marca presença no evento que reúne os principais players do setor.

  • França
  • TIC

41 Empresas portuguesas participaram na MICAM

AICEP

Os empresários portugueses mostravam boas expetativas para esta exposição e o balanço revelou-…

  • Itália
  • Calçado

Partilhe esta página

Campo Obrigatório