Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
24 de Março 2022

Exportações para Cabo Verde com um crescimento de 7,4 por cento

AICEP

Multimercado

A evolução do relacionamento económico bilateral de Portugal com Cabo Verde, tem verificado nos últimos anos uma evolução muito positiva com uma trajetória ascendente, tendo em 2021 alcançado o seu maior valor de sempre ao nível da exportação de Bens e Serviços, com um valor record de 394,3 milhões de euros, representando um crescimento de 4,4 por cento face a período homólogo do ano de 2020.

Ao nível das importações de Portugal a Cabo Verde, verificou-se igualmente um aumento de 36,5 por cento atingindo os 106,0 milhões de euros, apresentando a nossa Balança Comercial de Bens e Serviços um saldo positivo de 288,3 milhões de euros.

O ano de 2022 iniciou-se com a confirmação da tendência de crescimento dos últimos anos das nossas exportações de bens, tendo no mês de janeiro verificado-se um significativo crescimento de 7,4 por cento comparativamente com período homólogo de 2021, confirmando Portugal o seu estatuto enquanto principal país exportador para Cabo Verde com uma quota de 41,9 por cento do total. Os principais produtos exportados foram os Cimentos Hidraulicos (11,3 por cento), Medicamentos ( 3,9 por cento), Barras de Ferro ou aço ligado (3,6 por cento), e Cervejas de Malte (3,3 por cento).

Relativamente aos países com os quais Cabo Verde mantém relações comerciais, constata-se que no mês de janeiro Portugal lidera igualmente o ranking dos principais clientes/importadores de Cabo Verde, representando 48,7 por cento do total, seguindo-se a Espanha com 40,4 por cento, e os Estados Unidos com 6,5 por cento. Os principais produtos importados por Portugal a Cabo Verde foram o Vestuário (43 por cento), Calçado (16,9 por cento), e Bússolas e outros instrumentos de navegação (12,6 por cento).

Portugal é o principal parceiro económico e comercial de Cabo Verde.

Notícias AICEP

Exportações de mobiliário superam níveis pré-pandemia

AICEP

Exportações de mobiliário sobem 6 por cento no 1º trimestre de 2022 para 500 milhões de euros.

  • Multisetor

BRESIMAR MARCA PRESENÇA NA HANNOVER MESSE 2022

AICEP

Grupo BRESIMAR leva soluções nacionais com inovação de ponta à HANNOVER MESSE 2022.

  • Multisetor

Blue Talk Havana aproximou especialistas e empresas

AICEP

O evento realizou-se com sucesso e aproximou especialistas e empresas de ambos os países.

  • Multimercado

Partilhe esta página

Campo Obrigatório