Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
22 de Março 2022

Exportações de bens e serviços aceleram no início de 2022

AICEP

Portugal

Em janeiro de 2022 as exportações de bens e serviços portugueses registaram um crescimento notável. Segundo dados do Banco de Portugal, cresceram 30 por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

As exportações portuguesas de bens e serviços cresceram 30 por cento em janeiro de 2022, atingindo os 7.862 milhões de euros (70,4 por cento de bens e 29,6 por cento de serviços).

Por sua vez, as importações registaram um crescimento de 35 por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior. Contudo, diminuíram 5,3 por cento face a dezembro de 2021, alcançado os 8.518 milhões de euros (81 por cento de bens e 19 por cento de serviços).

A economia portuguesa registou assim um défice externo de 656 milhões de euros, o que representa um aumento do défice de 393 milhões de euros comparativamente ao mês homólogo de 2021 e uma diminuição de 522 milhões de euros face ao mês anterior.

Principais mercados de exportação sem quebras

Espanha foi o principal destino das exportações nacionais (23,6 por cento), sendo o destino onde se registou o maior a aumento nas exportações, seguindo-se a Alemanha (26,9 por cento) e França (19,4 por cento).

O Reino Unido foi o principal país cliente extracomunitários e o quarto em termos globais (7,9 por cento), seguindo-se os EUA (5,5 por cento), Angola (1,8 por cento) e Brasil (1,1 por cento), quinto, 10º e 12º clientes, respetivamente.

Nas importações, Espanha foi também o nosso principal fornecedor, seguida da Alemanha.

Viagens, Turismo e Transportes contribuem significativamente para o crescimento das exportações

Para este crescimento das exportações de bens e serviços contribuiu o aumento das exportações dos serviços de Viagens e Turismo (+362 milhões de euros) e de Transportes (+236 milhões de euros).

As Máquinas e Aparelhos foram a principal exportação (9,6 por cento), seguindo-se as Viagens e Turismo (9,1 por cento), os Veículos e Outro Materiais de Transporte (8,8 por cento).

Os bens mais importados foram as Máquinas e Aparelhos (15,8 por cento), os Combustíveis Minerais (12,4 por cento) e os Produtos Químicos (10,7 por cento). Enquanto os serviços mais importados foram os de Transportes (7,2 por cento).

Notícias AICEP

Portugal Concept Store: fornecedores para Espanha e França

AICEP

Portugal Concept Store estende operações online a Espanha e França no primeiro semestre de 2022.

  • Multimercado

A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa

AICEP

São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!

Sustentabilidade: desafios e impacto no comércio internacional

AICEP

Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório