Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
11 de Maio 2022

Exportações de bens com montante mais elevado de sempre

AICEP

O primeiro trimestre de 2022 ficou marcado pelo crescimento das exportações portuguesas, tendo o mês de março atingido o valor mais elevado até hoje. Destacam-se ainda Espanha, França, Alemanha e EUA como principais clientes e Máquinas e Aparelhos como principais produtos exportados.

Segundo os dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, em março de 2022, as Exportações de bens registaram um crescimento de 13,6 por cento em relação a março do ano passado, e de 10,7 por cento face a fevereiro de 2022, atingindo os 6.604 milhões de euros, o montante mais elevado de sempre. Por sua vez, as importações foram de 9.019 milhões de euros.

Em valores acumulados, de janeiro a março de 2022, as exportações de bens tiveram um aumento de 18,2 por cento, ascendendo aos 18.200 milhões de euros. No mesmo período, as importações totalizaram 24.847 milhões de euros.

No primeiro trimestre do ano, as exportações para a União Europeia aumentaram 20,2 por cento, sendo os principais destinos de exportações Espanha, França e Alemanha.

Por sua vez, as exportações extracomunitárias aumentaram 13,2 por cento comparativamente ao mesmo período do ano passado. Os principais clientes extracomunitários foram os EUA e o Reino Unido, que ocupam o quarto e sétimo lugar, respetivamente, em termos globais.

Os países que mais contribuíram para o crescimento global das exportações portuguesas foram Espanha com um crescimento de 20,7 por cento em relação ao mesmo período de 2021, seguindo-se França, Alemanha e Estados Unidos.

Por grupos de produtos, as Máquinas e Aparelhos constituíram a principal exportação com uma quota de 13,3 por cento do total, seguindo-se os Veículos e Outro Material de Transporte (12,4 por cento).

Notícias AICEP

Portugal Concept Store: fornecedores para Espanha e França

AICEP

Portugal Concept Store estende operações online a Espanha e França no primeiro semestre de 2022.

  • Multimercado

A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa

AICEP

São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!

Sustentabilidade: desafios e impacto no comércio internacional

AICEP

Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório