Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
12 de Dezembro 2022

Exportações de bens mantêm crescimento acima dos 25 por cento

AICEP

As exportações totais de bens portuguesas têm-se mantido numa rota de crescimento ao longo do ano, ascendendo aos 65.385 milhões de euros, no período de janeiro a outubro de 2022. Este valor representa um aumento de 25,2 por cento face ao mesmo período em 2021. Espanha, França e Alemanha asseguram os seus lugares no top 3 de destinos das exportações nacionais.

Para a União Europeia, segundo os dados do INE, as exportações de bens aumentaram 23,8 por cento até outubro, registando uma quota de 70,4 por cento. Espanha, com uma quota de 26 por cento, foi o principal destino, França e Alemanha ocupam, respetivamente, o segundo e terceiro lugar.

Já no que se refere às exportações para fora da União Europeia, estas registaram também um aumento face ao período homólogo, de 28,5 por cento, observando um peso no total de 29,6 por cento. Os EUA e o Reino Unido, respetivamente, foram os principais clientes extracomunitários, assumindo o quarto e sexto lugar em termos globais.

Espanha continua a apresentar o maior contributo para o crescimento global das exportações, com um aumento de 3 196 milhões de euros (+23,1 por cento), seguindo-se os EUA (+48,6 por cento), Alemanha (+ 24,2 por cento) e França (+17,8 por cento).

Por grupos de produtos, as Máquinas e Aparelhos constituíram a principal Exportação com uma quota de 13,7 por cento. do total, seguindo-se os Veículos e Outro Material de Transporte, com uma quota de 12 por cento.

Nos primeiros dez meses do ano, destacam-se os aumentos das exportações de Combustíveis Minerais (com um aumento de 80,3 por cento), de Máquinas e Aparelhos (+18,5 por cento), de Químicos (+39,6 por cento) e de Metais Comuns (+ 26,2 por cento).

No mesmo período, as importações totalizaram 90.897 milhões de euros e cresceram 23.904 milhões de euros, apresentando uma taxa de variação homóloga de 35,7 por cento.

Notícias AICEP

Concurso para manutenção de estradas na Noruega

AICEP

Noruega anuncia o concurso público para a manutenção de estradas em Møre e Romsdal.

  • Noruega
  • Construção civil

UNESCO-Aschberg - Apoio a artistas e profissionais da cultura

AICEP

Apresentação de projetos sobre Liberdade Artística e Promoção de Profissionais da Cultura.

  • Multisetor

Moda portuguesa marca presença na MOMAD Metropolis

AICEP

Marcas portuguesas participam novamente na edição da MOMAD, a realizar-se em Madrid.

  • Espanha
  • Multisetor

Partilhe esta página

Campo Obrigatório