Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
10 de Agosto 2023

Exportações de bens aumentam 3,3 por cento no semestre

AICEP

As exportações portuguesas de bens ascenderam a 40,3 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2023, o que representa um aumento de 1,3 mil milhões (3,3 por cento) quando comparado com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Espanha continua a destacar-se como o principal destino dos produtos portugueses, mas entre janeiro e junho foi França que deu o maior contributo para o crescimento global das exportações. Máquinas e Aparelhos foram os produtos mais vendidos. Neste período o défice da balança comercial diminui 884 milhões de euros relativamente a 2022.

Em 2023, as exportações para a União Europeia aumentaram 3,0 por cento, registando uma quota nas exportações totais de 70,9 por cento. Espanha foi o principal destino das exportações portuguesas de bens com uma quota de 25,5 por cento no total, seguindo-se França (13,5 por cento) e Alemanha (10,9 por cento).

Já para fora da União Europeia, as exportações aumentaram 4,1 por cento em termos homólogos, observando um peso no total de 29,1 por cento. Os EUA e o Reino Unido, com quotas de 6,1 por cento e 4,7 por cento, respetivamente, foram os principais clientes extracomunitários e quarto e quinto em termos globais.

De janeiro a junho, França apresenta o maior contributo para o crescimento global das exportações, com um aumento de 470 milhões de euros (mais 9,5 por cento), seguindo-se Marrocos com mais 199 milhões de euros (um crescimento de 56,3 por cento), Bélgica com um aumento de 183 milhões de euros (mais 19,9 por cento), Argélia com 171 milhões (mais 192,0 por cento) e Alemanha com 170 milhões de euros (4,0 por cento).

As Máquinas e Aparelhos constituíram a principal exportação com uma quota de 15,1 por cento do total, seguindo-se os Veículos e Outro Material de Transporte (13,9 por cento).

Destacam-se os aumentos das Exportações de Máquinas e Aparelhos (18,2 por cento), de Veículos e Outro Material de Transporte (18,0 por cento) e de Alimentares (16,3 por cento).

Neste período, as importações totalizaram 53,6 mil milhões de euros. Salienta-se que, com estes resultados, o défice da balança comercial totalizou 13,4 mil milhões, correspondente a um desagravamento de 884 milhões de euros relativamente a 2022.

Notícias AICEP

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

7 vantagens de vender na Amazon

AICEP

Conheça todas as vantagens de vender na Amazon e leve a sua empresa para novos mercados.

Loja virtual ou marketplace? Prós e contras de cada solução

AICEP

Antes de tomar decisões, conheça as vantagens e desvantagens de cada uma das soluções.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório