Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
01 de Março 2023

Exportações atingem 50 por cento do PIB em 2022

AICEP

As exportações portuguesas de bens e serviços apresentaram, pelo segundo ano consecutivo, a maior contribuição para o crescimento económico português em 2022, com o PIB a registar o maior crescimento desde 1987. O Grau de Abertura da economia portuguesa registou a variação mais elevada desde 1995.

Segundo os dados divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, em termos acumulados, em 2022 o Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento real de 6,7 por cento face a 2021, o crescimento mais elevado desde 1987.

Com o crescimento para a Zona Euro estimado em 3,5 por cento, a verificarem-se estes resultados, 2022 será o segundo ano consecutivo em que o PIB de Portugal cresce acima do da Zona Euro e o sexto desde 2016.

Com um valor total de exportação de 119,8 mil milhões de euros (81,3 mil milhões de euros em bens e 38,5 mil milhões em serviços), a componente das exportações atingiu um peso no PIB de 50 por cento (33,9 por cento em bens e 16,1 por cento em serviços). Estes resultados representam uma subida de 8,4 pontos percentuais face a 2021.

O aumento, em volume, das Exportações totais foi de 13,6 mil milhões de euros. Considerando que o crescimento do PIB foi de 13,3 mil milhões de euros, correspondente a uma taxa de variação real de 6,7 por cento, as Exportações apresentam assim um contributo de 6,9 pontos percentuais para o crescimento económico.

Com o Investimento (Formação Bruta de Capital) a contribuir com 0,5 pontos percentuais, o Consumo Privado com 3,7 pontos percentuais, o Consumo Público com 0,4 pontos percentuais e as Importações com menos 4,8 pontos percentuais, as exportações apresentam, pelo segundo ano consecutivo, a maior contribuição para o crescimento económico.

Do ponto de vista do Grau de Abertura da economia portuguesa, em 2022, observou-se um registo de 102,5 por cento, o mais elevado da série de dados com início em 1995.

Notícias AICEP

Marketplace horizontal: o que é e quais as vantagens?

AICEP

Um marketplace horizontal tem vantagens e desafios. Mas será o mais adequado para a sua empresa?

IA na internacionalização do setor de transportes públicos

AICEP

Empresa portuguesa usa Inteligência Artificial para internacionalização no setor de transportes…

  • TIC

Oportunidades para fornecimento em Hong Kong

AICEP

As entidades da RAEHK convidam empresas a apresentar propostas para vários fornecimentos.

  • Hong Kong
  • Multisetor

Partilhe esta página

Campo Obrigatório