Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
11 de Outubro 2023

Exportações até agosto diminuem défice na balança comercial

AICEP

As exportações de bens, de janeiro a agosto, alcançaram os 52,1 mil milhões de euros. Este valor resultou numa melhoria no défice da balança comercial. Espanha manteve-se como principal cliente das exportações de bens portuguesas, mas foi França que, com um aumento de 495 milhões de euros, apresentou o maior contributo para o resultado global. Máquinas e Aparelhos mantêm-se como principal Exportação, com uma quota de 15,2 por cento do total.

Segundo os dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, os 52,1 mil milhões de euros de exportações de bens registados de janeiro a agosto representam também um aumento de 156 milhões de euros (+0,3 por cento) face ao período homólogo. Já as importações totalizaram 69,9 mil milhões de euros. Esta é uma diminuição de 2,7 por cento (1,9 mil milhões de euros) face ao mesmo período do ano passado.

Estes resultados determinaram uma redução de 2,1 milhões de euros no défice da balança comercial face a 2022, o qual se situa agora nos 17,8 mil milhões de euros. Houve também uma melhoria de 2,2 pontos percentuais na taxa de cobertura das importações pelas exportações, que foi de 74,5 por cento.

Espanha foi o principal destino das exportações portuguesas de bens, com uma quota de 25,6 por cento no total, seguindo-se França (13,3 por cento) e Alemanha (10,9 por cento). Os EUA e o Reino Unido, com quotas de 6,4 por cento e 4,7 por cento, respetivamente, foram os principais clientes extracomunitários e quarto e quinto em termos globais.

França, com um aumento de 495 milhões de euros (+ 7,7 por cento face a 2022), apresenta o maior contributo positivo para o crescimento global das exportações, seguindo-se Marrocos (247 milhões de euros; + 55,3 por cento), Argélia (195 milhões de euros; +135,4 por cento), Japão (140,9 milhões de euros; +87,6 por cento) e Bélgica (134,9 milhões de euros; +11 por cento).

Por grupos de produtos, as Máquinas e Aparelhos constituíram a principal Exportação com uma quota de 15,2 por cento do total, seguindo-se os Veículos e Outro Material de Transporte (13,4 por cento) e os Metais Comuns (8,6 por cento). Nos primeiros oito meses do ano, destacam-se os aumentos das Exportações de Máquinas e Aparelhos (1,0 mil milhões de euros
+15 por cento), que é a principal exportação de bens portuguesa, de Veículos e Outro Material de Transporte (830 milhões de euros; +13,5 por cento) e de Alimentares (331 milhões de euros; +14,4 por cento).

Notícias AICEP

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

7 vantagens de vender na Amazon

AICEP

Conheça todas as vantagens de vender na Amazon e leve a sua empresa para novos mercados.

Loja virtual ou marketplace? Prós e contras de cada solução

AICEP

Antes de tomar decisões, conheça as vantagens e desvantagens de cada uma das soluções.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório