Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
02 de Dezembro 2022

Exportações são o maior contributo para o crescimento económico

AICEP

O PIB (Produto Interno Bruto) registou, de janeiro a setembro de 2022, um crescimento de 8 por cento face ao mesmo período de 2021. Neste período, as exportações portuguesas atingiram os 88,5 mil milhões de euros, representando 49,9 por cento do PIB.

Segundo os dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, a preços correntes, o PIB aumentou 11,7 por cento nos primeiros nove meses de 2022, atingindo 177,3 mil milhões de euros.

Neste período, com um valor total de 88,5 mil milhões de euros, as Exportações equivaleram a 49,9 por cento do PIB de (34,2 por cento em bens e 15,7 por cento em serviços). Esta subida é de 9,7 pontos percentuais, face ao mesmo período de 2021.

O aumento, em volume, das Exportações totais foi de 12 mil milhões de euros. Considerando que o crescimento do PIB foi de 11,7 mil milhões de euros, as Exportações apresentam um contributo de 8,2 pontos percentuais para o crescimento económico.

Com o Investimento contribuir com 0,6  pontos percentuais, o Consumo Privado com 4,4 pontos percentuais, o Consumo Público com 0.4 pontos percentuais e as Importações com -5,7 pontos percentuais, as Exportações apresentam a maior contribuição para o crescimento económico nos primeiros nove meses do ano.

As mais recentes projeções da Comissão Europeia apontam para um crescimento real do PIB de Portugal de 6,6 por cento em 2022, enquanto a previsão de crescimento para a Zona euro é de 3,2 por cento. Se estas projeções se verificarem, 2022 será o segundo ano consecutivo em que o PIB de Portugal cresce acima do da Zona Euro e o sexto desde 2016.

Notícias AICEP

Concurso para manutenção de estradas na Noruega

AICEP

Noruega anuncia o concurso público para a manutenção de estradas em Møre e Romsdal.

  • Noruega
  • Construção civil

UNESCO-Aschberg - Apoio a artistas e profissionais da cultura

AICEP

Apresentação de projetos sobre Liberdade Artística e Promoção de Profissionais da Cultura.

  • Multisetor

Moda portuguesa marca presença na MOMAD Metropolis

AICEP

Marcas portuguesas participam novamente na edição da MOMAD, a realizar-se em Madrid.

  • Espanha
  • Multisetor

Partilhe esta página

Campo Obrigatório