Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
17 de Novembro 2023

Excedente de 4.026M€ na Balança Comercial até setembro

AICEP

As exportações portuguesas de bens e serviços alcançaram os 96.008 milhões de euros de janeiro a setembro deste ano. Isto representa um aumento de 5.457 milhões de euros (+6 por cento) face ao mesmo período de 2022. Por sua vez, as importações diminuíram 1.323 milhões de euros. Estes resultados determinam um excedente da balança comercial de 4.026 milhões de euros, correspondente a um aumento do saldo de 6.781 milhões de euros. 

Segundo os dados do Banco de Portugal, até setembro de 2023, Espanha foi o principal destino das exportações com uma quota de 19,7 por cento no total, seguindo-se França (12,6 por cento) e a Alemanha (11,0 por cento).

No que diz respeito a exportações para fora de União Europeia, o Reino Unido, com uma quota de 9,4 por cento, foi o principal país cliente e o quarto em termos globais, seguindo-se os EUA com uma quota de 7,1 por cento (quinto em termos globais).

Neste período destaca-se o aumento em 10,6 por cento das exportações para o Reino Unido (861 milhões euros), seguindo-se França (+7,2 por cento) e a Alemanha (+ 8,1 por cento).

Por tipos de bens e serviços, destaca-se o aumento de 20,3 por cento das Exportações de Viagens e turismo (+3.003 milhões de euros), constituindo a principal exportação com uma quota de 21,0 por cento no total, seguindo-se as rubricas de bens de Máquinas e Aparelhos (9,3 por cento e serviços de Transporte (8,0 por cento).

Notícias AICEP

Vender online para França: o que deve saber

AICEP

Vender online para França é uma boa oportunidade de internacionalização. Conheça o mercado.

Quando fazemos o seu projeto de internacionalização online?

AICEP

Este é o momento para criar ou reforçar o projeto de internacionalização online da sua empresa.

Como vender no eBay: vantagens, custos e guia de procedimentos

AICEP

Saiba como funciona e quais as vantagens de vender no eBay.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório