Amazon Business: que oportunidades tem para o comércio B2B
AICEP
Já conhece o Amazon Business? Fique a par das suas vantagens para empresas.
AICEP
A maioria dos europeus gasta em média 342 euros por mês em compras online, segundo dados do Índice de E-commerce Paypal - Europe, que abrange 12 países da Europa.
De acordo com este estudo, 97% dos consumidores na Europa faz compras e pagamentos online. Os europeus são também utilizadores assíduos do e-commerce, com a maioria a fazer compras ou pagamentos online todas as semanas ou mais (65%).
Do universo estudado pelo PayPal, a maioria dos consumidores compra Moda, faz pagamentos de faturas online, encomenda comida e faz compras no supermercado ou compra produtos de Beleza e Saúde. A média europeia faz checkout em lojas online 3,7 vezes por semana.
Entre os consumidores mais frequentes contam-se os holandeses – 78% faz compras semanalmente –, seguidos dos gregos – 76%. Já entre os que mais gastam estão a Suécia e Reino Unido, com 486 e 420 euros gastos mensalmente em média, respetivamente.
O estudo refere ainda que a maioria dos consumidores europeus faz compras online internacionais (74%), principalmente em retalhistas internacionais. Grécia, Irlanda, Alemanha são os países onde os consumidores fazem mais compras internacionais (87%, 83% e 82%, respetivamente). Já em França está a menor proporção de compradores internacionais, no entanto estes representam ainda 60% dos consumidores online. Acesso a preços mais competitivos (50%) e a produtos não disponíveis localmente (39%) são os principais drivers das compras internacionais dos europeus.
No que diz respeito aos canais, o Índice de E-commerce PayPal – Europe destaca o Social Commerce, referindo que este tem o potencial para duplicar a sua penetração no e-commerce.
São já 43% os consumidores que fizeram compras através de uma rede social nos últimos 6 meses, com as categorias Moda, Beleza e Saúde, Bilhetes, Videojogos e Brinquedos a liderar as compras nestas plataformas. O gasto médio dos consumidores europeus no Social Commerce é de 141 euros por mês.
Do lado das empresas, que também fazem parte do universo deste estudo, o Social Commerce corresponde já a quase um quarto das vendas (24%). 98% das empresas estudadas promove os seus produtos e serviços nas redes sociais.
O PayPal estudou ainda as principais barreiras ao e-commerce para os europeus, com a segurança a ser considerada a principal preocupação dos compradores online. A falta de opções de pagamento, má experiência de cliente e custos de envio elevados são também identificados como fatores que afastam potenciais compradores.
O Índice de E-commerce PayPal – Europe tem por base questionários a mais de 15.000 consumidores entre os 18 e os 75 anos de idade e 4.000 retalhistas B2C de 12 países da Europa.
AICEP
Já conhece o Amazon Business? Fique a par das suas vantagens para empresas.
AICEP
São 43 marcas portuguesas que estarão presentes na feira Intergift, em Madrid.
AICEP
A Solutions World Congress, realizada em Barcelona, conta com três empresas portuguesas.