Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
29 de Novembro 2022

Estratégia de redes sociais e gestão omnicanal no setor Casa

AICEP

Casa

As empresas de produtos para o lar já podem aceder a duas importantes análises que exploram o desenvolvimento de uma estratégia para as redes sociais e a integração dos vários canais de contacto com os clientes. Desenvolvidos pela AICEP em colaboração com o FutureCastLab do ISCTE, estes relatórios visam permitir às empresas da Fileira Casa percecionar o potencial impacto gerado por estas novas abordagens e a forma como podem contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.

As duas análises estão disponíveis - Otimização dos Social Media nos Produtos para o Lar e Integração Omnicanal nos Produtos para o Lar - e integram o projeto Tendências em Gestão e Marketing Internacional cujo objetivo é identificar as principais tendências internacionais que podem tornar as empresas exportadoras mais competitivas.

As empresas têm vindo a apostar cada vez mais no desenvolvimento de uma estratégia para as redes sociais, daí a ênfase dada às implicações de uma utilização adequada e eficaz destas redes nas áreas da gestão e do marketing, à escolha das redes sociais mais ajustadas e à necessidade de desenvolver uma estratégia de social media marketing.

Centrada no negócio B2B, esta análise sublinha que 150 milhões de empresas de todo o mundo recorrem às plataformas da Meta (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp) e que as redes sociais permitem aumentar as vendas e a notoriedade da marca, melhorar o serviço de apoio ao cliente e criar uma comunidade em torno da empresa.

O caso da Vista Alegre é objeto de destaque pela publicação de conteúdos específicos para cada rede social, dirigidos ao consumidor final e a decisores e compradores B2B. Mas também a Cutipol merece realce por partilhar conteúdos relacionados com grandes estabelecimentos hoteleiros e de restauração ou chefs de cozinha famosos, e a Bernardaud é evidenciada por ter dado prioridade à divulgação dos seus produtos nas mais diversas redes sociais.

Mais de 63% das empresas B2B angariam clientes através da rede social LinkedIn, segundo dados da empresa norte-americana Life Marketing, mas também os blogues (55%), o Facebook (43%) ou o Twitter (40%) são bastante relevantes, por isso as empresas são aconselhadas a desenvolver uma estratégia que inclua tanto as plataformas mais generalistas como as profissionais.

Os compradores exigem também uma abordagem omnicanal por parte das empresas, capaz de agregar todas as formas de contacto com o cliente. É por isso sublinhado que a integração omicanal nos produtos para o lar deve ser a regra e não a exceção, e que integrar todos os canais de contacto da empresa com o cliente deve ser o caminho a seguir nas vendas B2B.

Como exemplos de impacto da integração omnicanal são apresentados os casos das empresas WMF, fabricante de talheres e outros equipamentos metálicos para mesa e cozinha, Sofacompany, fabricante dinamarquesa de sofás, e Shopify Plus, uma espécie de centro comercial onde podem ser encontrados os mais diversos produtos.

Para aceder aos relatórios completos, registe-se ou inicie sessão na área de cliente MY AICEP.

Notícias AICEP

Amazon Business: que oportunidades tem para o comércio B2B

AICEP

Já conhece o Amazon Business? Fique a par das suas vantagens para empresas.

Feira Intergift recebe empresas da fileira casa portuguesa

AICEP

São 43 marcas portuguesas que estarão presentes na feira Intergift, em Madrid.

  • Espanha
  • Multisetor

Marcas portuguesas na IoT Solutions World Congress - Barcelona

AICEP

A Solutions World Congress, realizada em Barcelona, conta com três empresas portuguesas.

  • Espanha
  • TIC

Partilhe esta página

Campo Obrigatório