Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
30 de Janeiro 2024
Estimativa INE: PIB cresce 2,3 por cento em 2023

AICEP

No último trimestre de 2023 o PIB (Produto Interno Bruto) português registou um crescimento de 2,2 por cento, impulsionado pelo consumo privado, segundo as estimativas rápidas do INE. No total de 2023 esse aumento foi de 2,3 por cento. Destaca-se o saldo comercial positivo em que as exportações superaram as importações.

estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que o PIB de Portugal registou um crescimento de 2,2 por cento no quarto trimestre de 2023, comparado com o mesmo período de 2022, superando o aumento de 1,9 por cento no trimestre anterior.

A procura interna manteve-se como principal impulsionador do crescimento, com destaque para a aceleração do consumo privado. No quarto trimestre, o saldo externo tornou-se positivo, com as exportações de bens e serviços em volume a apresentar um crescimento mais robusto do que as importações.

Em comparação com o terceiro trimestre de 2023, o PIB aumentou 0,8 por cento em volume, revertendo a diminuição de 0,2 por cento observada anteriormente. O consumo privado foi um fator significativo para o aumento da procura interna, enquanto o contributo da procura externa líquida foi menos negativo.

No acumulado de 2023, o PIB aumentou 2,3 por cento em volume, muito menos do que os 6,8 por cento registados em 2022, o crescimento mais elevado desde 1987. O contributo da procura externa líquida também foi positivo em 2023, mas menos pronunciado do que em 2022, com as exportações e importações de bens e serviços a desacelerar.

Os detalhes completos das Contas Nacionais Trimestrais de 2023 serão divulgados no próximo dia 29 de fevereiro.

Notícias AICEP
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

AICEP

Usar o Chat GPT no e-commerce pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Saiba como.

Incoterms®2020: qual a sua importância na exportação?

AICEP

Os Incoterms®2020 dão segurança jurídica à sua atividade exportadora. Saiba como.

Reputação online: sabe o que dizem os seus clientes?

AICEP

Uma boa reputação online transmite segurança e confiança aos consumidores.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório