Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
07 de Outubro 2021

ERA Chair: investigação em Inovação Social

AICEP

Portugal

SOCIALinNOVA-HUB, projecto de 2,5 M € que leva a Nova SBE a conquistar pela primeira vez a ERA Chair, permitirá a implementação de mudanças estruturais na escola, ampliando a sua capacidade de investigação, visibilidade e competitividade internacional. A investigadora Anne-Laure Fayard acaba de ser designada ERA Chair Holder da Cátedra ERA em Inovação Social (SOCIALinNOVA-HUB) da Nova SBE.

A Comissão Europeia selecionou para financiamento o projeto SOCIALinNOVA-HUB, a primeira ERA Chair da Nova SBE que, sob coordenação do Dean da Nova SBE, Daniel Traça, e de Anne-Laure Fayard, professora e reconhecida investigadora na área da Inovação Social, nomeada ERA Chair Holder da cátedra, ambicionam posicionar a escola de gestão portuguesa como a referência europeia da investigação em Inovação Social. 

Este projeto de 2,5 M € tem por base o pioneirismo e credibilidade que Portugal tem assumido na implementação de iniciativas de Inovação Social, assim como o forte envolvimento da Nova SBE em ações neste âmbito. O SOCIALinNOVA-HUB contribuirá para a implementação de mudanças estruturais na escola, ampliando a sua capacidade de investigação, visibilidade e competitividade.

No momento, no âmbito da cátedra ERA Chair a escola de negócios portuguesa anuncia o recrutamento de professora e investigadora Anne-Laure Fayard para o cargo de ERA Chair Holder.  Anne-Laure Fayard é internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho na área da Inovação Social, estando agora designada para formar uma equipa, com recrutamento de novos investigadores, de forma a desenvolver esta área na Nova SBE, atuando nas três dimensões principais de intervenção da escola – educação, investigação e envolvimento da comunidade.

ERA Chair coloca a Nova SBE na vanguarda da investigação e educação em Inovação Social na Europa 

Entre os objetivos do SOCIALinNOVA-HUB destacam-se a melhoria da qualidade dos programas de ensino em Inovação Social, o desenvolvimento de processos internos que contribuam para a consolidação da excelência da investigação, e a expansão das redes internacionais de investigação da escola. Esta ERA Chair irá também dar um forte contributo para a construção do Espaço Europeu de Investigação.

O projecto prevê também a cocriação de uma área de Inovação Social, em parceria com o Leadership for Impact Knowledge Center,  tendo por base, não só as iniciativas sociais da escola, como também as iniciativas da consolidada rede de parceiros, incluindo as das instituições que apoiam o projeto (Ashoka, BPI/Fundação "La Caixa", Câmara Municipal de Cascais, Fundação Calouste Gulbenkian, IES-Social Business School, Impact Hub, Maze, Portugal Inovação Social e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa).

O SOCIALinNOVA-HUB enquadra-se na missão da Nova SBE: “Ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento que impacta o mundo”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) são um apelo universal e interdisciplinar para enfrentar os diversificados desafios sociais, económicos, ambientais, civilizacionais e políticos que a atualidade e o futuro apresentam, convidando ao envolvimento de todos os atores, incluindo as empresas, e esta é uma frente para a qual esta ERA Chair pretende contribuir.

Neste contexto, a Inovação Social é o caminho necessário para a cooperação, solidariedade, convergência social e económica, empreendedorismo e inovação. Traz novas ideias – produtos, serviços e modelos – que criam relações ou colaborações sociais, desenvolvendo soluções que melhoram a capacidade de a sociedade agir. Assim, existe uma forte necessidade de promover a investigação de excelência em Inovação Social para que esta contribua de forma eficaz para enfrentar os desafios globais que a humanidade enfrenta, com impacto não apenas na sociedade civil, mas também nos setores público, privado e terceiro setor.  

Como resultado do SOCIALinNOVA-HUB, a Nova SBE tornar-se-á numa referência em investigação e educação em Inovação Social na Europa orientada para a produção de conhecimento e estimulando o aumento das iniciativas de Inovação Social, não só locais como europeias. Além do aumento da competitividade em I&D do país, é esperado que o impacto gerado, devido à participação da comunidade, seja sentido no ecossistema de Inovação Social e apoie a União Europeia a contribuir diretamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Notícias AICEP

Banco Mundial sobre o Pulso da África

AICEP

AICEP SENEGAL - Espera-se que o Senegal cresça 4,7% e 5,5% em 2021 e 2022.

  • Senegal

Feira Aquatech

AICEP

AICEP PAÍSES BAIXOS - 2 a 5 de novembro em Amesterdão.

  • Holanda

APICCAPS – sapatos portugueses a mais conhecida escolha

AICEP

AICEP GRÉCIA - O jornal grego dermaNea dedica um artigo ao calçado português.

  • Multimercado
  • Calçado

Partilhe esta página

Campo Obrigatório