Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
15 de Dezembro 2022

Equipamento de resgate português distinguido no CES 2023

AICEP

A U SAFE, um equipamento de resgate controlado de forma remota, inventado, desenvolvido e fabricado em Portugal, foi distinguido na categoria "Segurança Humana" dos prémios internacionais de inovação da feira CES 2023.

A inovação portuguesa foi reconhecida entre mais de 2.100 candidaturas, tendo o anúncio sido feito ontem em Nova York, pelo júri dos CES Innovation Awards 2023, o mais influente evento de inovação tecnológica do mundo, que decorre de 5 a 8 de janeiro de 2023, em Las Vegas.

A U SAFE foi desenvolvida e é fabricada pela Noras Performance com o objetivo humanitário de preencher uma lacuna existente nos meios de salvamento.

O seu destaque está na capacidade de possibilitar resgates nas condições mais adversas, com o mar agitado ou zonas rochosas, evitando que, tanto o socorrista como a embarcação, corram perigo. É um equipamento autopropulsionado, controlado remotamente, projetado para ser um "Robot Aquático" rápido e preciso, capaz de alcançar, de forma eficaz, uma pessoa em perigo. Tem um casco em forma de "U", duas turbinas, uma em cada perna e uma tecnologia patenteada, que permite que o dispositivo funcione independentemente do lado que esteja virado para cima. Foi concebida para uma utilização simples e intuitiva, permitindo que qualquer pessoa, mesmo sem treino prévio, realize um resgate, lançando a boia a partir de terra, embarcações ou meios aéreos.

O Programa de Prémios de Inovação CES, propriedade e produção da Consumer Technology Association (CTA)®, é um concurso anual que honra o design de excelência e engenharia em 28 categorias de produtos de tecnologia de consumo. Um painel de jurados de elite, peritos da indústria, incluindo membros dos media, designers, engenheiros e outros, analisaram as submissões com base na inovação, engenharia e funcionalidade, estética e design.

Este concurso contou com a presença das maiores empresas tecnológicas de todo o mundo, sendo a U SAFE reconhecida na categoria: "Human Security for All, Products that align with the critical role of technology in supporting the United Nations’ efforts to advance human security for all, including Community, Economic, Environmental, Food, Health, Mobility, Personal and Political. Products must demonstrate how technology helps tackle the world’s most pressing problems."

"Após sermos reconhecidos em 2019 como o melhor produto na Indústria Naval Mundial, é uma grande honra e um marco muito importante para a U SAFE sermos agora considerados como um dos melhores Produtos Tecnológicos para a Segurança Humana", diz Jorge Noras, CEO e Fundador da Noras Performance. "Temos muito orgulho em ajudar a resolver problemas do mundo real, utilizando tecnologia avançada para desenvolver soluções simples com aplicações globais. A U SAFE provou ser uma solução extremamente fiável com um histórico operacional notável."

Este inovador produto português, que está a despertar grande interesse a nível internacional, estará em exibição no Booth 9863, Hall Robotics, de 5 a 8 de janeiro em Las Vegas, Nevada.

Notícias AICEP

Amazon Business: que oportunidades tem para o comércio B2B

AICEP

Já conhece o Amazon Business? Fique a par das suas vantagens para empresas.

Feira Intergift recebe empresas da fileira casa portuguesa

AICEP

São 43 marcas portuguesas que estarão presentes na feira Intergift, em Madrid.

  • Espanha
  • Multisetor

Marcas portuguesas na IoT Solutions World Congress - Barcelona

AICEP

A Solutions World Congress, realizada em Barcelona, conta com três empresas portuguesas.

  • Espanha
  • TIC

Partilhe esta página

Campo Obrigatório