Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
09 de Janeiro 2024
Entrevista a João Borges Assunção

AICEP

Uma inflação moderada na zona euro e o abrandamento da subida das taxas de juro poderão permitir uma recuperação do investimento e um crescimento saudável em 2024, considera João Borges Assunção, professor da Católica Lisbon School of Business and Economics e coordenador do NECEP (Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa). Para as empresas, um dos principais desafios é o aumento do custo do capital e do financiamento.

As previsões do Forecasting Lab da Universidade Católica apontam para que, em 2024 e 2025, o crescimento do PIB português seja, respetivamente, de 1 e 1,5 por cento. O que significa esse crescimento e a que fatores se deve?

O nosso intervalo de previsão para a evolução da economia portuguesa em 2024 oscila entre a estagnação e um crescimento de 2 por cento. Sendo que o cenário central é de um crescimento de 1 por cento. As previsões das principais instituições estão dentro deste intervalo pelo que, em termos qualitativos, são semelhantes às nossas.

No caso de 2024 há um conjunto de efeitos pontuais que se poderão traduzir num menor crescimento anual. Em primeiro lugar, o ressalto pós-pandémico foi invulgarmente forte em Portugal, apesar de mais tardio do que noutros países. Isso fez com que o crescimento do início do ano de 2023 tenha sido inesperadamente forte e que as perspetivas para o segundo semestre sejam fracas, tornando difícil observar crescimento anual elevado no próximo ano. No plano mais substantivo, o crescimento potencial da economia parece ser um pouco menor do que era antes da pandemia e a subida muito rápida da taxa de juro acabará por penalizar o crescimento da economia da zona euro e também a portuguesa.

Leia a entrevista completa.

Subscreva a Revista Portugalglobal e fique a par de todas as novidades.

 

Notícias AICEP
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

AICEP

Usar o Chat GPT no e-commerce pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Saiba como.

Incoterms®2020: qual a sua importância na exportação?

AICEP

Os Incoterms®2020 dão segurança jurídica à sua atividade exportadora. Saiba como.

Reputação online: sabe o que dizem os seus clientes?

AICEP

Uma boa reputação online transmite segurança e confiança aos consumidores.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório