Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
11 de Fevereiro 2021

Engenharia da Quadrante no Gana

AICEP

Gana
Engenharia e arquitetura

A reestruturação e requalificação do novo mercado de Takoradi, localizado no Gana na cidade de Takoradi, irá transformar o mercado existente num grande centro comercial, de negócios e de serviços daquela que é uma das principais cidades do País. A Quadrante, através da sua subsidiária em Itália, foi a empresa escolhida pela Contracta para a elaboração de todos os Projetos de Engenharia do Mercado, que representa um investimento de 48 milhões de euros.

O financiamento da primeira fase da obra foi assegurado com o apoio de uma agência Italiana que apoia a internacionalização da economia da Itália através do incentivo de projetos em diversos países em vias de desenvolvimento.

O mercado irá albergar até 4000 lojistas e assume-se como uma nova centralidade.  Com formato circular e assente num conceito de Arquitetura modular, nasce na confluência das principais artérias e da interligação harmoniosa entre o tecido urbano e o edificado, os espaços de circulação pedonal e rodoviária e a praça central. Será simultaneamente um lugar de comércio e lazer, respeitando a cultura, os costumes e as tradições da cidade de Takoradi.

Do ponto de vista da Sustentabilidade a aposta será na ventilação e iluminação natural, aproveitando o conceito de um mercado aberto lateralmente. O mercado possuirá ainda Estações próprias para tratamento das suas águas residuais e aproveitamento das águas pluviais, reutilizando este recurso em instalações sanitárias e aproveitando o facto deste País ter chuva cerca de 6 meses por ano. A Quadrante encontra-se a elaborar todos os Projetos de Engenharia, nomeadamente, Fundações e Estrutura, Instalações Elétricas, Telecomunicações, Segurança, Ventilação, Instalações Hidráulicas, Gás e Rede Viária.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório