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21 de Setembro 2021

Empresas portuguesas em Espanha

AICEP

Espanha
Moda

A Associação Between Parallels (reúne 9 marcas), Cristina Barros, Concreto, Get In Vibe, Josefinas, JPBM, Kalisson/Bagoraz, Marita Moreno, Marcial Martins, Marjocri e Scusi foram as empresas portuguesas que fizeram parte da comitiva FROM PORTUGAL, às quais se junta o iTechStyle Green Circle, em mais uma edição da feira espanhola de moda e acessórios, a MOMAD, que decorreu de 17 a 19 de setembro, em Madrid.

Considerada uma importante feira do universo da moda e acessórios, a MOMAD regresso à IFEMA de 17 a 19 de setembro com uma já habitual presença de peso das empresas portuguesas. É o caso da Marcial Martins que participa, com bons resultados na feira espanhola de moda desde 2004.

"Espanha é o nosso principal mercado e o feedback da MOMAD é sempre positivo até porque os visitantes são sobretudo espanhóis e portugueses", considera Marcial Féliz, diretor comercial da empresa que apresentou na MOMAD as novidades da Coleção Primavera Verão 2022.

O mesmo fez a Concreto, que depois de participar nas feiras de Munique e Paris, regressou a Madrid para apresentar uma coleção jovial e colorida. "Estamos confiantes até porque as outras feiras correram bem, mas é preciso medir as expectativas destes regressos para que não saiam demasiado altas e depois defraudem a realidade", lembra Teresa Marques Pereira, CEO da marca feminina.

Um pouco mais otimista está a marca sustentável Marita Moreno que recorda que "nas duas participações que tivemos anteriormente, o feedback foi fantástico – na 1ª participação obtivemos o prémio MOMAD Sustentabilidade, Moda e Negócio, e por isso foi-nos oferecido o stand da segunda participação. Na segunda participação em fevereiro de 2020 angariamos mais de uma dezena de clientes, o que foi ótimo", revela Pedro Marinho, diretor comercial. Nesta terceira participação a Marita Moreno levou os modelos clássicos da marca, mas também, acrescenta Pedro Marinho, "modelos novos com pele de maça, cortiça, borracha reciclada e outros materiais inovadores para FW22/23".

Quem se estreou em absoluto foi a Associação Between Parallels, que teve na MOMAD a sua primeira participação em feiras internacionais. "É para nós muito importante mostrar o Made in Portugal sustentável e a MOMAD pareceu-nos a feira ideal pela componente ecológica que tem vindo a seguir e sendo no país vizinho com um mercado muito próximo do nosso", refere Virgínia França, presidente do conselho fiscal da Associação, que teve no seu espaço 9 marcas portuguesas, mostrando moda e sustentabilidade num casamento perfeito.

Pela primeira vez na MOMAD esteve também a marca Josefinas, que, explica Joana Esteves, retail manager, considera "a feira potencialmente interessante e uma boa estreia". Com os olhos postos no mercado espanhol, que a marca quer alcançar, Joana Esteves promete várias novidades a serem apresentadas em primeira mão na feira madrilena.

Aumentar a notoriedade da marca é o principal objetivo da Marjocri que levou à MOMAD "a nossa gama de produtos Handmade, com matérias-primas naturais e orgânicas, mais sustentáveis e que privilegiam o conforto e o bem-estar de quem as usa", enumera Joana Moura, responsável pelo marketing e comunicação. "Pretendemos dar a conhecer a nossa marca no mercado espanhol, aproveitar as sinergias e o fator de proximidade geográfica para iniciar o processo de internacionalização da marca", acrescenta ainda Joana Moura.

O iTechStyle Green Circle é um showcase da vanguarda do têxtil português no campo da sustentabilidade e mostra como Portugal é pioneiro em alguns processos na economia circular. O showcase de inovação organizado pelo CITEVE e a Selectiva Moda é dedicado à moda e utiliza apenas matérias-primas com relevante conteúdo ao nível da sustentabilidade e/ou economia circular (Fibras, fios, linhas, cordas e outros similares; Tecidos, malhas, não tecidos e outras estruturas têxteis; Peças de vestuário, têxtil-lar ou outros produtos/ componentes confecionados.)

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