Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
23 de Fevereiro 2021

Empresas portuguesas no Dubai

AICEP

Emirados Árabes Unidos
Multisetor

A AEP - Associação Empresarial de Portugal e um grupo de 27 empresas portuguesas estão no Dubai para participar nas edições de 2021 das feiras Gulfood e Gulf Host.

Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, as empresas participam no maior certame da região do Médio Oriente e um dos mais importantes a nível mundial para a fileira alimentar e bebidas (Gulfood) e no evento de referência para o setor dos equipamentos de hotelaria e restauração (Gulf Host).

A nível mundial, nos últimos 12 meses, estas são as primeiras feiras (dos setores alimentar/bebidas e equipamentos hotelaria/restauração) que se realizam presencialmente. 

Apesar da situação pandémica que se vive à escala global, as entidades organizadoras entenderam ser importante que as duas feiras se realizem de forma presencial, tendo contado com o apoio e o envolvimento dos 85 países participantes.

No caso de Portugal, por forma a permitir a participação da comitiva nacional, a AEP elaborou um conjunto de procedimentos de segurança, que passaram pela aquisição de equipamento de proteção individual (para a deslocação e para o recinto da feira), contratualização de dois tipos de seguros associadas a cada participante e realização dos testes PCR para a entrada e saída do Dubai. Em conjunto com as entidades governamentais, a organização do evento estabeleceu um exigente processo no que respeita a medidas de segurança e higiene para o espaço de exposição.

No primeiro dia, o Pavilhão de Portugal recebeu as visitas institucionais do administrador da AEP, Paulo Vaz, do presidente da AICEP, Luis Castro Henriques, da administradora da AICEP, Francisca Guedes de Oliveira, do diretor do Pavilhão de Portugal na Expo Dubai, Manuel Couto Miranda, e do delegado da AICEP, Daniel Pontes.

Durante a visita, o presidente da AICEP felicitou a AEP pela iniciativa, afirmando que “a primeira presença física em feiras no exterior depois do início da pandemia é um sinal positivo e de encorajamento às empresas exportadoras na retoma da sua atividade nos mercados internacionais”.

Para o administrador da AEP, Paulo Vaz, “apesar das expectativas serem naturalmente baixas, as empresas estão particularmente satisfeitas com os contactos e com as perspetivas de negócios já realizados, o que antecipa uma normalização rápida dos negócios nos mercados do Golfo”.

Há 10 anos consecutivos que a AEP organiza a participação portuguesa na Gulfood e na Gulf Host, tendo já apoiado mais de 250 empresas. A avaliação feita pelas empresas sobre a participação nas anteriores edições é muito positiva, sendo evidenciados fatores como a dimensão dos mercados, as oportunidades, a qualidade dos contactos, especialmente no que respeita aos visitantes, importadores e distribuidores, oriundos dos EAU, região do Golfo Arábico, continentes Africano a Asiático.

Empresas participantes Gulf Host 2021

Fajota

Frigocon

Icel

Joalpe

Joper

José Júlio Roldão

Monteiro Electro Fabril

Olitrem

RST (Fiamma)

Sicoeste

Somengil

Empresas participantes Gulfood 2021

AZCOA - Azeites do Coa

Cerealis

Choconasa

Cister

Globaltribe

Carob World Portugal

Mendes Gonçalves

Novarroz

Outeirinho

Sabores das Quinas

Valente Marques

Vieira de Castro

AMG Foods

Nascente Divina – Águas do Alardo

Nutsorginal

Pasto Alentejano

Partilhe esta página

Campo Obrigatório