Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
29 de Janeiro 2024
Empresas esperam aumento nas exportações de bens em 2024

AICEP

De acordo com os resultados do Inquérito sobre as Perspetivas de Exportação de Bens (IPEB), do Instituto Nacional de Estatística, as empresas portuguesas exportadoras esperam um aumento nominal de 2,9 por cento nas exportações de bens em 2024. Isto contraria a trajetória de decréscimo observada nos dados do Comércio Internacional de Bens no período acumulado de janeiro a novembro de 2023, em que as exportações recuaram 1,1 por cento.

Por Grandes Categorias Económicas, os maiores acréscimos são esperados nas exportações de Máquinas, outros bens de capital (exceto o material de transporte) e seus acessórios (+4,5 por cento) e de Material de transporte e acessórios (+4,3 por cento).

Apenas as microempresas (menos de 10 pessoas) preveem uma diminuição nas exportações (-3,8 por cento). As demais empresas preveem aumentos: 4,7 por cento para as maiores empresas (250 ou mais pessoas), 3,2 por cento para as médias (52 por cento das empresas), e 0,9 por cento para as pequenas (28 por cento das empresas). Empresas integradas em grupos económicos esperam um aumento de 4,2 por cento, enquanto as empresas independentes preveem uma leve diminuição de 0,7 por cento.

As empresas jovens e seniores deverão ter aumentos mais significativos (4,2 por cento e 4,5 por cento, respetivamente), havendo menor expressão nas empresas adultas (+1,3 por cento).

Empresas classificadas em setores de baixa e média baixa tecnologia preveem um crescimento mais expressivo (4,6 por cento) em comparação com as de alta e média alta tecnologia (2,8 por cento).

No que respeita ao tipo de tecnologia, as empresas classificadas em setores de baixa e média baixa tecnologia antecipam um crescimento mais significativo (+4,6 por cento) do que as de alta e média alta tecnologia (+2,8 por cento). Empresas que responderam ao IPEB e indicaram atividades de inovação no âmbito do CIS3 - Inquérito Comunitário à Inovação 2020, esperam aumentos mais significativos nas exportações de bens para 2024 (5,7 por cento), enquanto as empresas não consideradas inovadoras preveem um aumento de 1,2 por cento.

As expectativas de exportação variam entre os setores. A incerteza em relação aos preços é um fator influente nas previsões, assim como o surgimento de novas linhas de produção, produtos e mercados.

Notícias AICEP
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

AICEP

Usar o Chat GPT no e-commerce pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Saiba como.

Incoterms®2020: qual a sua importância na exportação?

AICEP

Os Incoterms®2020 dão segurança jurídica à sua atividade exportadora. Saiba como.

Reputação online: sabe o que dizem os seus clientes?

AICEP

Uma boa reputação online transmite segurança e confiança aos consumidores.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório