Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
13 de Dezembro 2023

EDP destaca-se como um dos campeões mundiais de sustentabilidade

AICEP

Ambiente e energia

Com uma classificação final de 88 pontos, acima da média no setor das utilities, a EDP destaca-se como sendo um dos campeões mundiais de sustentabilidade. EDP é a única empresa portuguesa a marcar presença neste índice mundial de referência há 16 anos consecutivos.

A EDP volta a destacar-se como a elétrica mais sustentável do mundo ao garantir a liderança do S&P Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) World. Com uma classificação final de 88 pontos (entre 100) e acima da média do setor das utilities elétricas, a EDP é a melhor entre oito elétricas, avaliadas dentro de um grupo total de 3.500 empresas elegíveis para inclusão nos índices de sustentabilidade Dow Jones. A EDP integra assim o grupo de 321 empresas de diferentes indústrias que foram selecionadas para integrar o índice mundial de sustentabilidade Dow Jones e da qual fazem parte 15 utilities.

O reconhecimento deste índice mundial vem assim reforçar os resultados da avaliação do S&P Global ESG  Score divulgados em novembro e que já antecipavam a sua inclusão devido à liderança global da EDP nas boas práticas de ESG (Ambiente, Social e Governance). Uma performance que também vale a inclusão da EDP no DJSI Europe, onde a empresa é igualmente a mais sustentável entre seis elétricas num grupo de nove utilities e num total de 150 empresas selecionadas para integrar o índice europeu.

De acordo com a avaliação de 26 critérios que valeu a inclusão da EDP no índice mundial DJSI e índice europeu DJSI, a EDP obteve a pontuação máxima ('Best in Class') em quatro deles: estratégia climática, gestão da inovação, oportunidades de mercado e ética empresarial.

No indicador de estratégia climática, a EDP foi distinguida pelo seu plano para net zero suportado no reporte consistente em alinhamento com os elementos centrais das divulgações financeiras recomendadas relacionadas com o clima (TCFD). Além disso, no início de 2023, a EDP aumentou a sua ambição de descarbonização e anunciou o seu compromisso de ser net-zero até 2040. Uma estratégia ambiciosa incluída no Plano de Transição Climática da empresa apresentado na última reunião anual de acionistas e que recebeu 99% de aprovação.

Adicionalmente, o grupo EDP demonstrou bons resultados no domínio da ética empresarial devido à estratégia iniciada com a adesão ao Global Compact das Nações Unidas, à publicação do Código de Ética, à existência de um sistema de gestão de processos éticos e ao reporte transparente de infrações.

Na gestão da inovação, a EDP ligou à rede, em 2023, o seu primeiro projeto híbrido eólico e solar na Península Ibérica (modelo inovador que já tinha materializado no Alqueva em 2022, com um parque solar flutuante, energia hídrica e armazenamento), o que implica um contributo adicional para a descarbonização e o aumento das energias renováveis na rede elétrica.

A EDP tem demonstrado ainda de forma consistente a sua procura de novas oportunidades de negócio no mercado. Antecipando o novo paradigma energético, em que a produção, distribuição e consumo serão cada vez mais descentralizados, a EDP oferece um conjunto de soluções energéticas adaptadas às necessidades específicas dos diferentes segmentos de clientes. Os seus produtos e serviços têm preços competitivos e contribuem para a eletrificação e melhoria da eficiência do consumo de energia. No solar DG, a EDP é líder na Europa, ajudando os clientes a descarbonizar - desde 2019 aumentou 25x a sua capacidade. Também a mobilidade sustentável é de particular importância para a sociedade e uma das principais prioridades da EDP.

O DJSI é uma referência mundial na área da sustentabilidade e foi criado em 1999 como o primeiro benchmark do desempenho não-financeiro para empresas cotadas a nível global. Todos os anos, mais de 13 mil empresas de 62 setores de atividade são convidadas a participar na avaliação, mas apenas cerca de 3.500 das maiores empresas a nível mundial são elegíveis para inclusão em qualquer DJSI.

Além dos indicadores económicos e financeiros, este índice avalia critérios como a transparência, o governo societário, a gestão do risco, as relações com os diversos stakeholders, a responsabilidade socioambiental, entre outras vertentes de ESG. As práticas de sustentabilidade são medidas pela abordagem Corporate Sustainability Assessment (CSA) baseadas num questionário com mais de 140 questões.

Para mais detalhes sobre a lista dos índices de sustentabilidade Dow Jones, é possível consultar o site S&P Global.

 

Notícias AICEP

Vender online para França: o que deve saber

AICEP

Vender online para França é uma boa oportunidade de internacionalização. Conheça o mercado.

Quando fazemos o seu projeto de internacionalização online?

AICEP

Este é o momento para criar ou reforçar o projeto de internacionalização online da sua empresa.

Como vender no eBay: vantagens, custos e guia de procedimentos

AICEP

Saiba como funciona e quais as vantagens de vender no eBay.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório