Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
12 de Dezembro 2022

Economia circular e redes sociais no setor materiais de construção

AICEP

Materiais de construção

O setor dos materiais de construção é um dos que mais exige a adoção de práticas sustentáveis como a limitação de resíduos ou a reutilização de materiais, no quadro de uma abordagem baseada na economia circular. As redes sociais são também uma ferramenta importante para o desenvolvimento de negócios neste setor. Acompanhar estas tendências é fundamental e, nesse sentido, a AICEP acaba de publicar um relatório sobre o impacto da economia circular e outro dedicado ao social media no setor dos materiais de construção.

As duas análises estão já disponíveis - Economia Circular nos Materiais de Construção e Otimização dos Social Media nos Materiais de Construção - e integram o projeto Tendências em Gestão e Marketing Internacional cujo objetivo é identificar as principais tendências internacionais que podem tornar as empresas exportadoras mais competitivas.

É abordado o conceito da economia circular e a forma como tem sido aplicado no setor da construção na Europa. A reutilização, reparação ou reciclagem permitem aumentar o ciclo de vida dos materiais de construção e, para além disso, os cidadãos e as empresas estão hoje dispostos a pagar mais pela aquisição de bens duráveis.

A aposta na economia circular é simultaneamente uma necessidade e uma oportunidade para as empresas de construção, atendendo a que o setor é responsável por cerca de um terço dos resíduos produzidos na União Europeia. A transição para uma estratégia de economia circular não é rápida nem fácil e tem impacto nas várias fases da construção, do design dos edifícios à reciclagem dos materiais em fim de vida, passando pela construção eficiente e a extensão de vida útil do edifício.

São destacados os exemplos de cinco empresas – Combi Works, Schneider Electric, Lehigh Technologies, EcoUp, Revigrés e Amorim – que têm vindo a aplicar princípios de economia circular no seu modelo de negócio, quer seja através do aproveitamento de plásticos recolhidos nos oceanos para produzir tomadas e interruptores, como acontece na Schneider Electric, ou da transformação de pneus velhos em pós de borracha micronizado, como faz a Lehigh Technologies.

Quanto à otimização do recurso aos social media pelas empresas de materiais de construção, é abordada a forma como as redes sociais podem promover o negócio B2B, a importância de escolher cuidadosamente aquelas em que se está presente e de definir uma estratégia específica em cada caso.

Cerca de 150 milhões de empresas estão presentes em plataformas da Meta (Facebook, Instagram. Messenger e WhatsApp), daí ser também feita uma reflexão sobre como podem as redes sociais contribuir para construir a notoriedade das marcas, melhorar o serviço de apoio ao cliente e aumentar as vendas.

Para ilustrar a utilidade das redes sociais no setor de materiais de construção são apresentados os exemplos de quatro empresas: a Olivari, fabricante de ferragens para portas e janelas com uma presença assídua no Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube; a Cosentino, que também está presente em quase  todas as redes sociais; a Eiffage, que optou por publicar os conteúdos mais institucionais no site e reservou os seus projetos mais inovadores e as questões relacionadas com a responsabilidade social para o Twitter, Youtube e Instagram; e, finalmente, a Sanindusa, fabricante portuguesa de sanitários que apresenta conteúdos diferentes em praticamente todas as redes sociais, quase sempre com o objetivo de atrair tráfego para o seu site.

Para aceder aos relatórios completos, registe-se ou inicie sessão na área de cliente MY AICEP.

Notícias AICEP

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

Economia portuguesa impulsionada pelas exportações

AICEP

As exportações presentaram 50,7 por cento do PIB.

Conferência Exportar Online: novas tendências de e-commerce

AICEP

A 4ª edição da Conferência Exportar Online realizar-se-á no dia 21 de junho, em Coimbra.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório