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18 de Julho 2023

E-commerce em França gera 147 mil milhões de euros em 2022

AICEP

Foram recentemente publicados pela Fédération du E-commerce et de la Vente à Distance (FEVAD) os dados do e-commerce em França referentes ao ano de 2022. No ano em que acabaram as restrições ligadas ao COVID-19 e os consumidores voltaram às lojas, as vendas online aumentaram globalmente 13 por cento face ao ano anterior. Este crescimento deve-se principalmente ao aumento das vendas de serviços (+36 por cento), havendo registo de um decréscimo de vendas de produtos (-7 por cento).

A recuperação das vendas no segundo semestre, impulsionada pelo aumento das vendas nos sectores dos transportes, turismo e lazer, permitiu compensar um recuo no primeiro semestre, gerando um total de 146,9 mil milhões de euros. Tal faz de França o segundo país onde o e-commerce tem mais expressão, logo depois do Reino Unido. No mesmo ano, este foi o canal pelo qual se realizaram 12,5 por cento das vendas do retalho (um crescimento de 0,8 pontos percentuais), com 2,3 mil milhões de transações (+6,5 por cento do que em 2021 e +30,7 por cento do que em 2019).

O sector que mais vende em valor é o do equipamento high-tech para a casa (34 por cento), seguindo-se os eletrodomésticos (22 por cento), mobiliário (20 por cento) e vestuário (17,6 por cento), embora todos tenham perdido ligeiramente quota de mercado. No entanto, os produtos que mais consumidores compram na internet são os artigos de vestuário (56 por cento), calçado (41 por cento), cosméticos (40 por cento) ou livros, CDs e jogos (36 por cento). Reservas em hotéis (43 por cento) e bilhetes de transportes (39 por cento) ou de espetáculos (30 por cento) são os serviços que mais vendem.

No total, são 42 milhões os franceses, de todos os perfis e idades, que fazem compras online – ou seja, 80,4 por cento dos utilizadores de internet no país. Em média, cada um faz 54 compras por ano, com a frequência de 2 a 3 vezes ao mês, num valor médio de 65  euros (+6,9 por cento do que em 2021). O resultado: em 2022, cada consumidor gastou cerca de 3.500 euros, mais 400 euros do que no ano anterior. As compras a partir do telemóvel também aumentaram 2p.p. Os consumidores recorrem ao e-commerce sobretudo para poupar tempo, e a grande maioria presta atenção à qualidade, sustentabilidade e origem dos produtos, privilegiando muitas vezes o Made in France.

O mesmo estudo dá conta de outra tendência importante, pois os sites de venda e/ou marketplaces são cada vez mais numerosos em França, existindo atualmente cerca de 270.000, um crescimento de 5 por cento entre 2021 e 2022.

Consulte o relatório da FEVAD em francês ou inglês.

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