Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
15 de Junho 2020

E-commerce regista crescimento nunca antes visto

AICEP

Suécia

Após vários meses de pandemia, a PostNord (principal operadora de soluções logísticas na região Nórdica e a operadora postal da Suécia e Dinamarca) confirma agora o crescimento exponencial que se tem verificado no e-commerce. A 9 de junho a empresa entregou 760.000 encomendas, o equivalente ao número tendencialmente verificado no fim de semana mais concorrido do ano, a Black Friday.

Destas 760.000 encomendas, 630.000 foram originárias de empresas diretamente a consumidores finais, o que demonstra a grande importância que o e-commerce assumiu no consumo privado. Estes números são ainda mais relevantes quando percebemos que a PostNord lida normalmente com cerca de 550.000 encomendas diárias.

No mesmo sentido, a operadora revelou no seu relatório mensal de e-commerce que 78 por cento dos suecos efetuaram compras online em abril (um aumento de 8 pontos percentuais face à média do ano passado) e que o consumo online aumentou 44 por cento, o maior crescimento desde que há registo. Este crescimento é ainda reforçado pelo aumento considerável do gasto médio por compra online.

No que toca à distribuição etária, é importante ressalvar que o maior crescimento aconteceu na faixa dos 65-79 anos com um crescimento de 154 p.p., comparativamente a abril de 2019, seguido do grupo 50-64 anos com um aumento 53 p.p., dos 30-49 anos com 34 p.p. e dos 18-29 com um crescimento de 11 pontos percentuais.

Relativamente às diferentes categorias de bem, a crise também levou a mudanças significativas nas categorias mais adquiridas. Se por um lado o maior crescimento verificou-se nos Produtos Farmacêuticos e de Bens Alimentares, por outro, a Saúde e Beleza tornou-se a categoria mais adquirida face ao período antes da pandemia, com um crescimento de 14 pontos percentuais face a abril de 2019, ultrapassando assim o Vestuário e Calçado que verificou um crescimento de apenas 2 pontos percentuais.

Relembre-se que a Suécia é um país com uma taxa de penetração da internet de 90,3 por cento (superior à média mundial em 30,1 p.p.), o que significa que num território com cerca de 10 milhões de habitantes, aproximadamente 9 milhões são utilizadores da internet e que o país goza de um ambiente muito propício aos negócios digitais, no qual se destacam as inovações, as ótimas infraestruturas, o crescente poder de compra, a simplificação de processos e a transparência.

Se estava previsto que as compras através do e-commerce tivessem crescimento médio anual de 5,2 por cento entre 2020 e 2024, com um ritmo inferior à média mundial (7,6 por cento) e europeia (6,7 por cento), universos que abarcam países com graus de maturidade bastante mais baixos e que registarão um forte crescimento nos próximos anos, veremos agora se a pandemia não redefinirá estas previsões e exponenciará ainda mais o já estabelecido e-commerce neste país.

Campo Obrigatório