Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
06 de Fevereiro 2024
Disponível a edição de fevereiro da Revista Portugalglobal

AICEP

A revista da AICEP deste mês é dedicada à inteligência artificial. A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida dos cidadãos e das organizações. Mais de um terço das empresas portuguesas com mais de 250 funcionários já utiliza ferramentas de IA. Regulamentar é uma prioridade, o impacto no emprego será elevado e nenhum setor ficará de fora.

A inteligência artificial ajudará a monitorizar solos, a fazer diagnósticos médicos ou a construir a mobilidade do futuro. Algumas mudanças começaram há muito tempo, mas 2024 será o ano de transformar a magia da IA generativa em impacto nos negócios. A automação vai influenciar métodos de trabalho e criar desafios e oportunidades.

Nesta edição entrevistámos, Manuela Veloso, professora emérita de Ciência da Computação na Carnegie Mellon University e responsável da unidade de investigação em inteligência artificial do banco JP Morgan, que considera que todas as empresas deveriam ter uma pessoa ligada à inteligência artificial. Haverá mudanças no trabalho, adianta, mas estas tecnologias trazem às empresas eficiência e conhecimento.

Para esta investigadora, que após a licenciatura no Instituto Superior Técnico fez toda a carreira académica nos Estados Unidos, a indústria deve perceber que parte do seu orçamento deve ser investido em inovação e investigação e a academia também beneficia da ligação à indústria, que lhe traz problemas reais para resolver.

O mercado em análise é o Brasil. Com instituições inovadoras, projetos pioneiros de elevada intensidade tecnológica e uma clara atenção à criação de regulamentação que preserve a utilização responsável, o Brasil tem encontrado na inteligência artificial soluções para os desafios que enfrenta e para o seu desenvolvimento socioeconómico. São Paulo, por exemplo, instalou sistemas avançados de gestão de tráfego, otimizando a mobilidade urbana e reduzindo congestionamentos. Curitiba, eleita em 2023 a cidade mais inteligente do mundo no World Smart Cities Awards, serve-se da IA para desenhar programas de planeamento urbano centrados no crescimento socioeconómico e na sustentabilidade ambiental.

Torres Novas é o caso de sucesso desta edição. Em 2022, a empresa cresceu mais de 100 por cento. Com presença em mais de 30 países, as projeções para 2024 apontam para outro grande crescimento, impulsionado pela recente aquisição no Reino Unido.

Leia a revista na íntegra.

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal

Notícias AICEP
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

AICEP

Usar o Chat GPT no e-commerce pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Saiba como.

Incoterms®2020: qual a sua importância na exportação?

AICEP

Os Incoterms®2020 dão segurança jurídica à sua atividade exportadora. Saiba como.

Reputação online: sabe o que dizem os seus clientes?

AICEP

Uma boa reputação online transmite segurança e confiança aos consumidores.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório