Culinary Collective procura fornecedores nacionais
AICEP
Terminou esta semana a ação virtual “Sourcing from Portugal” com o importador americano de produtos alimentares Culinary Collective, que envolveu a realização de várias reuniões com empresas portuguesas.
Fundada em 1998 e adquirida em dezembro de 2020 pelo grupo canadiano Ocean Foods, a Culinary Collective é uma importadora e distribuidora de alimentos gourmet de Espanha e do Peru, sedeada no Estado de Washington, na região de Seattle (na Costa Oeste dos EUA) que vende praticamente para todo o território dos EUA. Para além de contactos com lojas gourmets está presente em várias plataformas eletrónicas, incluindo a Amazon.
A empresa trabalha com produtores independentes de alimentos naturais de alta qualidade, utilizando métodos e receitas tradicionais, tendo preferência por produtos biológicos. O seu portefólio de produtos atuais é diversificado e a sua marca “Matiz” é relativamente conhecida, sendo que já ganhou prémios com os seus produtos, incluindo o de melhor importador de Espanha, atribuído pelo Rei de Espanha em 2011. Cerca de 30 por cento do seu negócio é na categoria de peixe enlatado, 13 por cento de amêndoas, 10 por cento de azeite e 6 por cento de doces/chocolates.
Após contactos com a delegação da AICEP em São Francisco, os representantes da empresa informaram estar interessados em empresas portuguesas de vinagres, azeites (em particular variedades únicas e biológicas), peixe enlatado e compotas em tubos. A Culinary Colletive pretende aumentar a sua gama de produtos de marca própria (“private label”) ou trabalhar marcas de produtores, mas nesse caso em regime de exclusividade nacional.
A ação decorreu de forma muito positiva, tendo os produtores portugueses manifestado interesse em aprofundar conversações, com apresentação de condições comerciais para estabelecimento de futuras relações comerciais.