Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
19 de Dezembro 2022

A COREIA E AS TENDÊNCIAS QUE SERVEM A OFERTA PORTUGUESA

AICEP

Coreia do Sul

Denominado como o “país da manhã”, a Coreia do Sul é um país altamente dinâmico e pronto para ocupar a liderança na indústria mundial. A República da Coreia (comumente designada como Coreia do Sul) assumiu no ranking mundial a posição de 10ª economia do mundo e 4ª da Ásia em 2022 (FMI), é o sétimo maior exportador mundial de bens e o 16º em serviços, e o nono maior importador mundial de bens (OMC-World Trade Statistical Revision 2021).

Com uma população de aproximadamente 52 milhões, um tecido industrial sofisticado e um rendimento per capita de 31.489,1 dólares em 2020 (Banco Mundial), é fácil entender – perante a presente situação geopolítica da região – o interesse das empresas portuguesas pela Coreia, até agora um país pouco procurado quando comparado com a China e o Japão.

Para as empresas que começam a abordar o mercado, é necessário fazer uma nota prévia sobre o país, até mesmo para enquadrar como surgiram nomes como POSCO ou Doosan.

A expressão “milagre do rio Han” refere-se ao milagre económico, efetuado ao longo de quatro décadas, de forte aposta na industrialização para exportação e, posteriormente, na inovação, e que levou à transformação da Coreia de um país devastado por um conflito bélico e recipiente de ajuda pública internacional para uma economia robusta. A abertura gradual económica da Coreia ao mundo permitiu que marcas como a LG, a Hyundai e a Samsung (que fazem parte de uma lista longa de conglomerados – Chaebol – empresariais) se tornassem nomes comuns e líderes mundiais nos seus respetivos campos de atuação.

Leia o artigo na íntegra na revista Portugalglobal.

POR JOANA BARROS DELEGADA DA AICEP NA COREIA DO SUL

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal

 

Notícias AICEP

Portugal participa em feiras de têxtil lar e decoração em Madrid

AICEP

Em fevereiro, 20 marcas portuguesas participam na INTERGIF, BISUTEX e MADRID JOIA.

  • Espanha
  • Multisetor

Efacec reforça posição na Escandinávia

AICEP

Contrato produzirá 30 toneladas de biogás líquido e 300.000 toneladas de matéria orgânica.

  • Suécia
  • Ambiente

Aeronave europeia híbrido-elétrica terá tecnologia portuguesa

AICEP

ISQ, INEGI e Almadesign participam no desenvolvimento da aeronave europeia híbrido-elétrica.

  • Aeronáutica

Partilhe esta página

Campo Obrigatório