Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
02 de Junho 2022

Conferência dos Oceanos: Salvar o oceano, proteger o futuro

AICEP

A Conferência dos Oceanos surge num momento crítico, uma vez que o mundo inteiro procura resolver muitos dos problemas profundamente enraizados nas nossas sociedades e sublinhados pela pandemia da COVID- 19. Desta forma, a Conferência procura impulsionar soluções inovadoras baseadas na ciência e destinadas a iniciar um novo capítulo na ação global pelos oceanos.

Estas soluções devem envolver tecnologia mais ecológica e usos inovadores dos recursos marinhos, respondendo ainda às várias ameaças nas áreas da saúde, ecologia, economia e governação dos oceanos, que derivam da acidificação, lixo marinho e poluição, pesca ilegal e a perda de habitats e biodiversidade.

Os oceanos fornecem oxigénio e alimentos, controlam o clima, absorvem o excesso de emissões de dióxido de carbono e ajudam a mitigar os impactos das alterações climáticas, desempenhado um papel crucial e vital na proteção da saúde do nosso planeta. Milhões de outras tiram o seu sustento dos recursos marinhos e várias atividades económicas relevantes dependem de um oceano saudável.

Desta forma, não devemos continuar a assumir que a resistência e a resiliência dos oceanos são infinitas. Os oceanos estão a aquecer, a subir e a acidificar, limitando drasticamente a sua capacidade de sustentar a vida marinha e em terra. Sendo percetível o quão necessários são os cortes profundos nas emissões de gases com efeito de estufa para limitar e reverter o declínio da saúde dos oceanos. Um maior investimento em tecnologia, tendo em consideração a ação climática-oceano, permitirá que os oceanos se tornem o nosso maior aliado na luta contra as mudanças climáticas.

Leia o destaque na íntegra na edição de junho da Revista Portugalglobal.

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal

Notícias AICEP

12 empresas portuguesas presentes na Feira Playtime Paris

AICEP

A feira de moda infantil Playtime regressa ao Parc Floral em Paris de 2 a 4 de julho.

  • França
  • Moda

Participação portuguesa na feira de tecidos PRECO em Paris

AICEP

Nova edição da feira de tecidos PRECO realiza-se de 29 de junho a 1 de julho em Paris.

  • França
  • Multisetor

Exportar para os Estados Unidos: o que saber

AICEP

Conheça 7 recomendações para exportar para os Estados Unidos.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório